vide
Prefeita Nita Oliveira e presidente do PMDB, Lúcio Vieira Lima
Foto: DIV
No último domingo (13), o município de Madre de Deus, a 60 km de Salvador, comemorou 21 anos de emancipação política. Administrado pela prefeita Eranita Oliveira - Nita (PMDB), a cidade que possui 18 mil habitantes, conta hoje com educação e saúde em ascensão.
Para comemorar a data, a prefeita organizou uma missa festiva que foi celebrada na Igreja da Matriz pelo padre Nelson Bandeira. Além de confraternizarem pelo aniversário da cidade, a população também comemorou o dia de Santo Antônio. Após a missa, a fanfarra do município, BAMAD, fez uma singela apresentação para a prefeita, autoridades presentes e fiéis, que ficaram encantados com o desempenho.
O evento contou com a presença do presidente do PMDB da Bahia, Lúcio Vieira Lima, que esteve acompanhado da prefeita Nita, do vice-prefeito Edmundo Pitangueiras, e de vereadores, entre eles o presidente da Câmara Municipal, Dailton Raimundo de Jesus Filho.
Após a missa, a população seguiu para a sessão solene organizada na Câmara. O evento foi iniciado com a exibição de um vídeo com depoimentos dos moradores da comunidade falando dos encantos e peculiaridades de Madre (como é carinhosamente chamada pelos os que ali nasceram) a seguir houve a execução do hino comemorativo pelos 21 anos do município.
JOVENS
Durante os pronunciamentos o vereador e líder da bancada Antonio Carlos (Soró) comentou que Madre de Deus precisa de políticas públicas voltadas para a capacitação e inserção dos jovens no mercado de trabalho, para que não aconteçam iminentes envolvimentos destes em situações que possam desvirtuá-los.
O presidente do PMDB iniciou o seu pronunciamento dizendo que a sessão solene não poderia ser realizada em melhor local que a Câmara Municipal. "Os vereadores são a caixa de ressonância da sociedade, pois são eles que ouvem todas as reivindicações e levam para a prefeita. E a prefeita Nita, com sua sensibilidade de mulher e excelente gestora e dinamismo de trabalho, sabe conduzir bem as demandas e trazer benefícios para a população", disse.
Lúcio, que é pré-candidato do PMDB a deputado federal, também expressou a sua vontade em ajudar o município em seu desenvolvimento: "Hoje Madre de Deus completa a sua maior idade e, como pais que somos, sabemos que, mesmo adultos, não podemos abandonar nossos filhos. Chegando à Câmara Federal, não deixarei de olhar por Madre de Deus, pois, mesmo não tendo nascido aqui, me sinto um filho da terra", comentou.
Na oportunidade, Lúcio homenageou ainda o vice-prefeito Edmundo Pitangueiras, por ser um membro antigo do partido e que continua trabalhando em prol da população, e parabenizou as mulheres da cidade por estarem tão bem representadas na figura da prefeita Nita, e estarem conquistando lugares antes ocupados exclusivamente pelos homens.
VITORIA
A prefeita Nita, que está cumprindo o seu segundo mandato no município, acredita que a emancipação política foi uma grande vitória para Madre de Deus. Segundo ela, o município não recebia a atenção que merecia quando era distrito de Salvador.
"Nasci e cresci aqui. Hoje sou prefeita e tenho o orgulho de dizer que sendo humilde aprendemos muito mais e, com isso, podemos fazer melhor a cada dia. Sinto que tenho feito um bom trabalho na cidade, pois sempre priorizei o compromisso com quem mais precisava de atenção", disse a prefeita.
Ao final da cerimônia, todos cantaram parabéns e o hino nacional foi executado. Após a solenidade, foi servido um coquetel de confraternização para os presentes.