Integrantes do Movimento de Lutas nos Bairros (MLB) foram recebidos em audiência pelo prefeito Tarcízio Pimenta e secretário de Habitação Magno Filzemburgh, na manhã desta terça-feira (8), para discutirem a regularização do Loteamento Chico Pinto e a construção de casas.
Desde o dia 7 de fevereiro, 200 famílias ocupam na área pertencente à Prefeitura de Feira de Santana, localizada no bairro Aviário. Desde o início da ocupação, o MLB pleiteia apoio do Governo Municipal, além do Governo do Estado para edificação de moradias no local.
De acordo com Magno Filzemburgh, "a Prefeitura vai doar o terreno ao Estado, para que através de financiamento seja viabilizada a construção das casas".
O prefeito Tarcízio Pimenta destacou que é necessário que o Estado discuta melhor a situação com o Município, definindo a participação de cada ente público no processo de adequação dessas famílias.
"A partir dessa discussão, é que medidas começem a ser adotadas junto a Secretaria de Planejamento, no sentido de se buscar uma solução para o problema", disse Tarcízio Pimenta.
Jader Dourado, líder do movimento, disse que o MLB já esteve reunido com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado. "Estamos aguardando a chegada de correspondências sobre a nossa discussão para apresentar ao prefeito em um novo encontro", espera Jader Dourado.
ENFERMAGEM
As enfermeiras do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), que atuam nos postos do Programa Saúde da Família (PSF), estão participando da I Capacitação em Hanseníase, iniciada nesta terça-feira (8), às 8 horas. Promovido pela Secretaria de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica e da Rede de Atenção Básica, o evento está abordando a hanseníase de modo multidisciplinar através de palestras proferidas no Auditório João Batista de Cerqueira, na Estação Nova.
A situação epidemiológica da doença em Feira de Santana e na Bahia foi apresentada pela enfermeira referência do ambulatório de hanseníase do Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho (CSE), Maria Socorro Carneiro. Ainda pela manhã, as características clínicas da doença serão apresentadas pelo médico infectologista do Hospital Couto Maia, Augusto Aníbal Santos.
O tratamento das incapacidades da hanseníase será exposto pela fisioterapeuta Ana Paula Gomes, a partir das 14 horas. A capacitação será realizada também na quarta-feira (9). Neste dia, o evento é voltado para médicos e odontólogos do Nasf. A chefe da Viep, Janice Estrela, participou da abertura do evento.