Salvador

POPULAÇÃO DE ALAGOINHAS ELEGE PRIORIDADES EM ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

vide
| 04/06/2010 às 01:22
Decisões colegiadas no OP de Alagoinhas
Foto: Amilton André

Em Assembléia Temática realizada nesta terça-feira, 01, pela Coordenação Especial de Participação Popular - COEP, integrantes do Orçamento Participativo elegeram as prioridades que serão executadas em 2011. Esta é a Primeira Rodada de Assembléias Temáticas do Orçamento Participativo 2010/2011.
 

Na ocasião foram discutidos vários temas elaborados pela Secretarias de Assistência Social - SEMAS, de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente - SEDEA e de Cultura, Esporte e Lazer - SECEL. Entre os temas estão cultura, juventude, deficiência, reparação racial e meio ambiente, todos expostos  para a votação. Essas temáticas foram discutidas pela sociedade representada naquele momento pelos conselheiros do OP, delegados, presidentes de associações de bairros e membros da sociedade. Cada Secretaria elaborou os temas e sub-temas que foram abordados durante o encontro para que um fosse escolhido pala sociedade as prioridades de ação.


Os temas escolhidos durante a assembléia foram: recuperação da Lagoa da Feiticeira, apresentada pela SEDEA; implantação de Escolas Desportivas nos bairros, pela SECEL; criação de Centro de Capacitação para portadores de necessidades especiais, oferta de curso profissionalizantes para jovens e revitalização do Mercado de Artesão, apresentados pela SEMAS.


Um dos objetivos das Assembléias Temáticas, segundo Ângela Macedo, coordenadora do OP, é consultar a população a fim de estabelecer entre governo e sociedade, uma ordem de prioridades para os investimentos municipais anuais, de acordo com os temas propostos. Para Ângela Macedo, as Assembléias Temáticas contribuem para as tomadas de decisões, constituindo um momento de avanço para a criação de políticas publicas, onde "a prioridade é respeitar e atender os direitos dos cidadãos para a construção de uma cidade mais humana".


Presentes no encontro, o Chefe de Gabinete, Sydnei Costa, representando o Prefeito Paulo Cezar, servidores municipais e delegados, conselheiros do Orçamento Participativo e a sociedade civil organizada.