Profissionais de comunicação do sul da Bahia participaram nesta segunda-feira (31) do lançamento da mais nova campanha institucional "Ilhéus, de braços abertos para o futuro" e do website oficial da Prefeitura de Ilhéus, ocorridos durante solenidade no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, que contou com a presença do prefeito Newton Lima; do vice-prefeito, Mário Alexandre; vereadores e secretários municipais. Jornalistas, radialistas e publicitários da região ouviram às explanações técnicas sobre a nova fase da comunicação social da administração, feitas pelo secretário de Governo, Alcides Kruschewsky, e pelo Assessor Geral de Comunicação, jornalista Maurício Maron.
Durante o encontro, o prefeito de Ilhéus anunciou um pacote de obras que beneficiarão as zonas urbana e rural, realizadas em parceria com os governos estadual e federal. "Esta campanha representa um novo sentimento da cidade e do governo municipal. Com as parcerias que estamos firmando não tenho nenhuma dúvida de que começamos a construir uma Ilhéus mais dinâmica, pronta para receber os investimentos que estão por vir e estabelecer um diálogo permanente e de parceria com a sociedade civil organizada", disse Newton Lima.
De autoria do deputado federal Fábio Souto, o município foi contemplado com a construção de cinco quadras poliesportivas na rua da Horta (Malhado), bairros Nossa Senhora da Vitória e Banco da Vitória e nos distritos de Inema e Sambaituba. Também foi autorizada pelo prefeito a reforma das quadras do distrito de Banco Central e do Centro Social Urbano e a recuperação dos campos de futebol de areia da Adebi, na avenida Soares Lopes, e do bairro do Salobrinho. O prefeito disse que o bairro Teotônio Vilela também será contemplado com a construção de espaço esportivo, mas que as obras não serão iniciadas simultaneamente às demais, pelo fato de o valor da desapropriação da área escolhida não ter sido aceito pelo proprietário do terreno.
Newton Lima lembrou que é no bairro Teotônio Vilela, onde o município executa uma das mais importantes intervenções de engenharia civil no município, no valor estimado em 20 milhões de reais. As obras fazem parte das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, em parceria do governo da Bahia e Prefeitura de Ilhéus. Os serviços incluem a construção de casas populares, contenção de encostas, pavimentação de ruas, implantação de ciclovias, realização da rede de esgoto e saneamento básico.
Ainda no contexto da parceria com o governador Jaques Wagner, Lima anunciou o início de programa de recapeamento asfáltico nas principais ruas de Ilhéus, no valor de 1 milhão e meio de reais e recursos de 500 mil reais para a reforma da Central de Abastecimento da Urbis, que atende aos consumidores de toda zona sul de Ilhéus, e mais 500 mil reais para a recuperação do piso da Central do Malhado.
Já a deputada federal Lídice da Mata conseguiu incluir Ilhéus no projeto de sinalização turística que já está sendo implantado nas principais ruas do município. Além disso, estão assegurados recursos de 500 mil reais para pavimentação e urbanização da estrada que dá acesso à praia do Marciano, melhorando as condições de um importante corredor turístico da cidade. Também com recursos provenientes de emendas da deputada, o município já iniciou a elaboração do projeto da "Vila Gastronômica do Banco da Vitória". O bairro - hoje grande centro de bares e restaurantes - será urbanizado, dando-lhe conceito mais profissional no atendimento ao consumidor que frequenta a localidade. Em Olivença, obras na praça dos Milagres e na rua dos Crentes, também estão garantidas com recursos provenientes de emendas da deputada.
Durante a solenidade, o prefeito enumerou outras obras que estão sendo executadas no município e serão intensificadas, a exemplo do projeto paisagístico da orla sul. Anunciado a 60 dias do aniversário de 476 de fundação e 129 anos de elevação à categoria de cidade, o pacote de obras também inclui uma das mais antigas reivindicações da população da zona sul de Ilhéus: o seu esgotamento sanitário. "O governo do estado já nos garantiu esta obra e o seu projeto já está sendo concluído".