Neste domingo (30) pela manhã, a Prefeitura do Salvador levou mais uma ação ao Subúrbio Ferroviário, com a devolução de posse do campo de futebol do Esporte Clube Periperi (ECP), principal referência esportiva da região. A solenidade de reintegração da área contou com a presença do prefeito João Henrique, que estava acompanhado da primeira-dama, Maria Luísa Carneiro, secretários municipais e lideranças locais.
Devido a dificuldades financeiras, o clube havia perdido a posse do campo de futebol que foi adquirido em um leilão por uma rede de supermercados. Mais tarde, o prefeito João Henrique assinou decreto desapropriando a área, em função da grande relevância para a população do Subúrbio Ferroviário. Um dos que estavam mais emocionados com a reintegração da posse foi o presidente do ECP, Adalberto Teixeira.
"O campo é muito importante porque ele atende tanto aos associados como a projetos sociais. Ele é utilizado, por exemplo, pelas escolas públicas da região que têm área para que os alunos possam praticar de esporte. Além disso,o clube é a principal referência esportiva de todo Subúrbio Ferroviário de Salvador", destacou Adalberto, mas conhecido na comunidade como Dal.
Centro esportivo
O futebol não é a única atividade desenvolvida pela ECP, que também promove a prática de esportes como o karatê, capoeira, boxe e judô, entre outras. Por isso, existe já um projeto em andamento envolvendo o clube e a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) para implantação de um grande centro esportivo para atender à demanda de toda população da região, em especial jovens e crianças.
"Com essa medida estamos trazendo mais dignidade para o subúrbio, área que tem um longo histórico de abandono. Nossa administração tem feito todo esforço para trazer obras e ações importantes para esta região, pois sabemos das dificuldades enfrentadas pelas pessoas que vivem aqui", disse João Henrique.
Reunido com a comunidade, o prefeito lembrou as diversas ações já realizadas no subúrbio, considerado uma área prioritária pela Prefeitura Municipal. Entre as obras, se destacam a requalificação da Avenida Suburbana, a volta da Travessia Plataforma-Ribeira, paralisada há 25 anos, e a construção e recuperação de cerca de 100 praças de lazer e convívio.
Em sua visita ao subúrbio, o prefeito foi acompanhado dos secretários de Ação Social, Marcelo Abreu; da Educação, Carlos Soares; de Infraestrutura, Euvaldo Jorge, e da Reparação, Ailton Ferreira