Salvador

CAPS MANTEVE POÇÕES NA CAMINHADA NACIONAL ANTIMANICOMIAL

Vide
| 25/05/2010 às 01:40

Manter Poções dentro da realidade vivida pelos usuários mantidos pelo Centro de Atenção Psicossocial e este ano mais uma vez a caminhada pelas ruas da cidade marcou o dia Nacional Antimanicomial. O CAPS de Poções é uma instituição destinada a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimulando sua integração social e familiar, apoiando-os em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecendo-lhes atendimento médico e psicológico.

Segundo a coordenadora do CAPS, a psicóloga Ayandra Freitas Silva, "o objetivo principal é buscar e integrar as pessoas com sofrimento psíquico a um ambiente social e cultural correto, designado como seu território. Aqui no CAPS de Poções realizamos atividades semanais como oficinas e grupos terapêuticos, triagem, orientações, atendimento a grupo de familiares, tratamento medicamentoso, visitas domiciliares, atividades de suporte social, datas comemorativas, passeios e o mais importante, respeito e carinho com os usuários", afirmou Ayandra.
Para o Secretário de Saúde, Dr. Gilvan Pereira, a caminhada alerta e mostra o interesse do governo pela causa dos usuários, "estamos investindo recursos alem do orçado pelo programa, o que representa um avanço do Governo Juventude em Ação em se tratando de saúde mental", disse Gilvan. Presente ao evento o prefeito Luciano Mascarenhas, ficou bem a vontade ao caminhar com os usuários, falando sobre tudo, ouvindo cada um com suas reivindicações e até cantou lindas canções com os usuários, "nada é mais grandioso que este momento, estou renovado para continuar a luta em defesa do CAPS e vou continuar dando a todos vocês o carinho e os recursos necessários para que todos alcancem o alvo que é uma saúde mental controlada", afirmou Luciano.

O CAPS de Poções atende cerca de 78 usuários por dia e conta com cerca de 400 pessoas cadastradas, todos impossibilitados de viver e realizar seus projetos de vida.