Salvador

PREFEITURA INVESTE EM EQUIPAMENTOS DE RESGATE DO SALVAMAR

Vide
| 22/05/2010 às 11:44

Com intuito de proporcionar ainda mais segurança aos banhistas da capital baiana, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (SESP), inova no quesito infraestrutura. Além da construção de 30 mirantes, revitalização total da sede; realização de concurso público, que resultou em 180 novas vagas e a construção da piscina semi-olímpica, a corporação de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), foi beneficiada hoje (20) com dois Jet Skis de última geração, o que resultará em resgates muito mais ágeis e eficientes. 

De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Fábio Mota, com os novos equipamentos, que conta com tecnologia avançada, potência elevada e redução de consumo, o trabalho dos salva-vidas serão muito mais dinâmico e eficaz. "Afinal, segundo avaliou nossos próprios salva-vidas, em locais aquáticos de difícil acesso, será possível varar a arrebentação, superar obstáculos e se chegar com muito mais facilidades às vitimas de afogamento", destacou.         

Fábio Mota reitera que o objetivo principal do executivo municipal é dar cada vez mais condições de trabalho aos salva-vidas e, consequentemente, segurança aos soteropolitanos e turistas que freqüentam as praias da grande Salvador. "Um novo cenário já pode ser percebido neste sentido. Implementamos, por exemplo, 30 mirantes em toda extensão de atuação do Salvamar, que permitiu aos salva-vidas maior visibilidade do movimento dos banhistas. Aliado a isso, servirão como postos fixos que, em muitos pontos, vão substituir as barracas que os agentes têm que carregar, montar e desmontar todos os dias, o que consome uma parte do tempo".

E não para por aí. O gestor destaca ainda que a revitalização da sede tratava-se de uma reivindicação de mais de 30 anos dos salva-vias. "Construímos ainda uma piscina semi-olímpica", comemorou, complementando que "isso tudo já faz da nossa equipe marítima ser classificada entre as melhores do país".   

A Salvamar é responsável por 17 km de costa, entre o Jardim de Aláh e a Praia de Aleluia, além das ilhas pertencentes ao município (Ilha de Maré, Ilha dos Frades, Bom Jesus  e Paramana). Nestes trechos são armados aproximadamente 40 postos fixos, mais três postos volantes (kombis) e mais quatro nas ilhas.