Com a proposta de conscientizar os moradores de Barra do Jacuípe, na orla de Camaçari, sobre a preservação do manguezal, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), realiza o Biomangue 2010, no dia 29 de maio, das 8h às 13h.
O evento surge pela necessidade de preservar as áreas de manguezal e promover educação ambiental no Município através da ação conjunta entre o poder público, comunidade e instituições privadas.
No mangue, será realizada a coleta de resíduos sólidos, além do plantio de espécies nativas. O material coletado será entregue à Limpec. A coleta conta ainda com o apoio das Secretarias de Educação e Saúde.
Na opinião do coordenador de Meio Ambiente da Sedur, Paulo Chiacchio, as iniciativas educativas são importantes porque alertam a população para a preservação das áreas de manguezal e proporcionam sustentabilidade ambiental.
Ainda segundo Chiacchio, a idéia da realização do 2º Biomangue se deve a crescente destruição do mangue do Rio Jacuípe, proveniente da expansão urbana, do turismo, dos esportes aquáticos, e de resíduos que são jogados em locais inadequados. O resultado é a degradação do ecossistema.
O coordenador afirma que o mangue é a fonte nutricional da vida marinha, onde vários mamíferos, aves, peixes, moluscos e crustáceos se reproduzem, por isso, deve ser preservado para permitir que as espécies se perpetuem.