Salvador

PLANALTINO REÚNE GESTORES MUNICIPAIS PARA MELHOR QUALIDADE SERVIÇOS

Veja
| 18/05/2010 às 11:17
Ane (saúde), Iara Velame (assistência social), Fábio Mendes (cultura) e Anamélia (enfermeira)
Foto: Gabinete SEC
    O I Encontro de Formação com Dirigentes, Técnicos e Servidores da Administração Pública de Planaltino realizado no último final de semana, reuniu trabalhadores de todos os setores da administração. A temática da formação foi "Relações Interpessoais e trabalho em equipe: instrumentos fundamentais para o sucesso na administração pública".
 
    O Encontro teve como palestrante e mediador o pedagogo e secretário Municipal de Educação, Renê Silva, atendendo uma solicitação do Prefeito Zeca Braga. "O objetivo foi proporcionar um momento de reflexão e avaliação sobre princípios da gestão pública, relações interpessoais e a importância do trabalho em equipe. A discussão foi muito boa, e com certeza todos os presentes sairam com muitas questões para refletirem", pontua Renê Silva.

   Durante o Encontro, os participantes assistiram a vídeos, participaram de dinâmicas e discussões pontuais sobre forma de lidar com o conflito, tipos de comunicação, os 10 comportamentos mais indesejáveis, a melhor forma de agir, como montar uma equipe motivada, etc.

   Para Emanuela Souza que trabalha na Secretaria de Assistência Social, o ponto mais relevante da formação foi a discussão sobre "o trabalho em equipe para resolver os problemas surgidos no cotidiano do trabalho".

    Alican Luciano Morbeck, responsável pelo setor de tributos e patrimônio da Prefeitura também enfatizou como mais importante a discussão para "que todos trabalhem realmente em equipe", e que é preciso "dar mais oportunidade ao servidor, não só liberdade de expressão", mas sim mais espaço para que ele demonstre na prática o seu potencial.

     "Sei que este primeiro encontro não tem como propósito, nem irá solucionar todos os problemas da Administração Pública Municipal, mas certamente trará muitos benefícios. Outros momentos como esse e possivelmente com outros grupos nos norteará na melhoria do serviço público"
, concluiu o Gerente de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Planaltino, Carlos Emmanuel Sampaio Chaves Braga.
   
     Já o Assessor de Comunicação Social da Prefeitura, Edmar Vieira, vê que a maior dificuldade na gestão pública para sintonizar uma equipe, "tem a ver com ruídos de comunicação. Este ponto deve ser efetivamente trabalhado de todas as maneiras possíveis. O encontro mostrou em muitos momentos este tópico".
 
     "Todos os pontos abordados foram bem aplicados e claro, sei que depois desse curso com certeza vamos refletir mais sobre o que somos e o que queremos dentro do nosso setor de trabalho", enfatiza a Diretora da Biblioteca Pública Municipal de Planaltino, Professora Josélia Nelma Morbeck Novaes.