Salvador

ILHÉUS ASSINA CONTRATO BNB/PRONAF PARA FORTALECER AGRICULTURA FAMILIAR

vide
| 17/05/2010 às 13:32
Reunião no Paranaguá decide evento para Agricultura Familiar, próximo dia 31
Foto: Mary Melgaço
 

            Definida a programação do Dia de Agricultura Familiar, evento que acontecerá em Ilhéus, na praça Dom Eduardo, na avenida Soares Lopes, no próximo dia 31, a partir das 8 horas. A programação foi concluída durante reunião realizada no Palácio Paranaguá, com a presença de representantes das secretarias municipais de Governo e Agricultura, secretaria estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Ceplac, Banco do Nordeste, Ministério de Desenvolvimento Agrário e Conselho Territorial Sul.

     O objetivo da iniciativa é debater as políticas públicas de crédito, assistência técnica, capacitação e comercialização de alimentos, além da formatação de propostas voltadas para o aperfeiçoamento do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) em 2010.


          A solenidade de abertura, prevista para às 9 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), deverá contar com as presenças do prefeito Newton Lima, do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, e do secretário de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Eduardo Seixas de Salles, entre diversas outras autoridades. Após a abertura, o TMI sediará uma série de palestras, que abordarão assuntos variados como eletrificação rural, financiamento, aquisição de alimentos e assistência tecnológica. Já na praça Dom Eduardo, além de palco e banheiros químicos, será montada uma grande exposição de produtos agrícolas.


          Haverá ainda na praça Dom Eduardo uma ampla programação institucional, incluindo assinatura de contratos do BNB/Pronaf, entrega de 17 unidades simplificadas de beneficiamento (doces e polpa de frutas) pelo Governo do Estado e emissão de documentos, como RG, CPF e CTPS, entre outros. Entre os serviços e utilidades oferecidos, destacam-se o recadastramento de produtores rurais (BNB), a distribuição de mudas, o atendimento médico-odontológico e o Programa Bolsa Família. Já na seara das atrações culturais, o Dia de Agricultura Familiar contará em Ilhéus com o Ônibus da Cultura e com diversas apresentações de artistas regionais.


          Parceria 

     Estão sendo esperados para o evento, que irá até às 16 horas, cerca de 1.000 produtores do Litoral Sul, entidade que agrega 26 municípios baianos. Durante o evento, como resultado de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o prefeito Newton Lima deverá fazer a entrega simbólica de um veículo e de vários móveis que irão servir à Cooperativa de Produtores Agrícolas de Ilhéus. A promoção do Dia Agricultura Familiar, que contará com cerca de 40 estandes, é resultado de uma parceria envolvendo a Prefeitura de Ilhéus, secretaria estadual de Agricultura, Ministério de Desenvolvimento Agrário, Conselho de Comunidades Rurais do Litoral Sul, Companhia Nacional de Abastecimento, Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia (Fetag), Ceplac, Banco do Nordeste e sindicatos de trabalhadores rurais, entre diversas outras instituições.


          O Território Litoral Sul abrange uma área de 14.736,20 Km² e é composto por 26 municípios: Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una e Uruçuca. A população do território é de 828.287 habitantes, dos quais 110.831 vivem na área rural, o que corresponde a 13,38% do total. O território possui 13.929 agricultores, 2.330 famílias assentadas,                  11 comunidades quilombolas e 2 terras indígenas. Seu IDH médio é 0,67.