Três convênios no valor total de R$ 700 mil foram assinados na tarde de terça-feira (11) em Ibicaraí, sul do estado, durante o terceiro seminário da agricultura familiar de Ibicaraí e adjacências ocorrido no Clube dos 40. Eles foram firmados entre a Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional (CAR), órgão da secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional da Bahia (SEDIR) e associações de produtores rurais.
Participaram da assinatura dos atos o secretário de estado Edmon Lucas, o presidente da Companhia de Ação Regional (CAR), José Pirajá a superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Rose Pondé e o prefeito de Ibicaraí Lenildo Santana. Com a associação do Ponto Novo foi assinado convênio para a instalação de um tanque de armazenamento e resfriamento de leite. Com a associação dos Ribeirinhos da Bacia do Almada convênio para implantação de abastecimento de água.
Outro ato assinado foi com Associação Comunitária Rural do Andrezão. Ela será beneficiada com a construção de uma ponte reivindicação de mais de 50 anos dos moradores da comunidade rural. O encontro que reuniu representantes de produtores de dez municípios teve ainda a participação de representantes da Secretaria da Agricultura da Bahia (SEAGRI) e de Maria do Carmo Tourinho, presidente da Cooperativa da Bacia do Almada (COOAFBA).
É a entidade de produtores que vai administrar a fábrica de chocolate da agricultura familiar de Ibicaraí, a primeira da Bahia voltada para os pequenos produtores. As obras que seguem em ritmo intenso e deverão ficar prontas em julho próximo, também foi visitada pela comitiva do governo estadual. Os convênios com o governo estadual foram destacados pelo prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana. "Nunca um governo investiu tanto em nossa cidade como o governo Wagner", disse o prefeito ibicaraiense.