As ações empreendidas pela Divisão de Vigilância Epidemiológica e parceiros no combate à dengue, em Feira de Santana, são avaliadas pelo Ministério Público (MP) como positivas. A avaliação foi feita pela promotora de Justiça, Luciélia Silva Araújo Lopes, durante a reunião realizada pelo Comitê Gestor de Mobilização de Combate à Dengue na tarde desta segunda-feira (10), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A promotora, que atua na área de saúde e integra o Comitê, propôs que mais folders informativos sejam disponibilizados pela SMS para estarem à disposição dos cidadãos que freqüentam o Ministério Público.
"O trabalho de orientação é importante, e tudo que permita informar cada vez mais o cidadão é válido", disse Luciélia, acrescentando que "o Ministério Público visa ingressar com ações para obter provimento a favor dos agentes de endemias, que muitas vezes encontram dificuldades para ter acesso aos imóveis".
Dados referentes à dengue, como casos notificados no período de janeiro a abril e bairros que apresentam maiores índices de infestação predial, foram revelados na reunião pela técnica da Vigilância Epidemiológica, Maricélia Maia Lima, para mostrar que mesmo não enfrentando um quadro epidêmico, é necessária a manutenção permanente das ações de combate.
A chefe da Divisão da Vigilância Epidemiológica, Janice Estrela, observou que o propósito do Comitê é unir forças, para que juntos todos façam a sua parte, mobilizando um maior número possível de pessoas.
"Cada representante é um forte parceiro, apto a desenvolver distintas ações dentro do próprio órgão e fora dele", ressaltou, agradecendo o apoio de todos os parceiros, que apresentaram medidas preventivas e novas estratégias para mobilizar.
REUNIÕES
Para o secretário de Saúde, Rafael Cordeiro, as reuniões do Comitê são importantes e devem acontecer mensalmente. "Todas as ações discutidas nesses encontros são válidas, pois podem resultar na adoção de novas medidas", frisou.
O Comitê Gestor de Mobilização de Combate à Dengue é formado por representantes das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Serviços Públicos e Meio Ambiente e Recursos Naturais. Integram ainda o Comitê representantes do Corpo de Bombeiros, Embasa, 35º Batalhão de Infantaria, Arquidiocese e Universidade Estadual de Feira de Santana. A próxima reunião está prevista para acontecer no dia 09 de junho, no auditório da SMS.