Amanhã (12/05), o prefeito Luiz Caetano, o governador Jaques Wagner, o presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, e o presidente da Cibe Energia, Reinaldo Bertin, inauguram a usina termoelétrica Arembepe Energia, construída no KM 17 da Via Parafuso, Poloplast, em Camaçari.
O ato de inauguração está marcado para 9h. As autoridades visitam a sala de controle da usina e fazem uma simulação do acionamento de um motor. Na seqüência, serão realizados os pronunciamentos.
A Arembepe Energia é uma usina de disponibilidade, ou seja, utilizada apenas em caso de necessidade para reduzir o risco de apagão. Movida a óleo combustível, a ser adquirido na unidade da Petrobras do Pólo Industrial de Camaçari, o empreendimento tem capacidade de 150 megawatts, energia suficiente para atender um município de 230 mil pessoas.
Outro aspecto positivo é a contrapartida social e ambiental a ser realizada pela termoelétrica, como recomposição vegetal, acompanhamento da qualidade da água no subsolo e controle de emissões de gases no ar.
A inauguração da usina reforça o crescimento do Município, que apresenta índices positivos nos setores industrial, comercial e de serviços. O investimento para implantação da Arembepe Energia foi de R$ 334 milhões. A obra integra as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).