vide
A prefeita Moema Gramacho visitou a feira e conversou com as artesãs
Foto: DEPOM
Vasos de todos os tamanhos e cores. Decorados com cordas, desenhos, auréolas de madeira e os mais diversos materias, os artefatos tomaram conta do pátio do Restaurante Popular, em Lauro de Freitas, na I Feira de Vasos Ornamentais, encerrada hoje. O material foi produzido no curso “Artes na Mão” por 27 mulheres da comunidade, e é resultado do Projeto de Inclusão Produtiva executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS). No mesmo local, acontece a Feira da Horta Comunitária que integra o Programa de Agricultura Familiar. O objetivo de ambos os projetos é incluir no mercado de trabalho beneficiarios do Programa Bolsa Família, PETI e pessoas registradas no Cadastro Único.
Sem emprego, a dona de casa Jucilene Alves, 40 anos, viu no curso a chance de aprender uma atividade e fazer dela fonte de renda. “Hoje me sinto uma mulher mais útil. Quero produzir meus vasos e através da venda deles ganhar um dinheirinho”, contou animada, enquanto oferecia a produção aos visitantes da feira. Para algumas a oportunidade de trabalhar, para outras a busca pela ocupação do tempo através de uma terapia. É o caso da advogada Cláudia Sampaio, 46 anos, que integra o Núcleo de Produção do curso como colaboradora. Feliz e realizada com a primeira exposição do grupo, ela conta o quanto foi importante fazer parte desse projeto. “Achei aqui tudo que precisava, me preencheu completamente”, assinala.
O sonho agora é montar uma cooperativa. Finalizado o curso, as integrantes continuarão a produção na Associação de Moradores do Parque Santa Rita, em Itinga, onde darão asas ao novo desafio. No que depender da prefeita Moema Gramacho, que visitou as feiras, o desejo das mulheres já é uma realidade bem próxima. “A nossa tendência é fortalecer ainda mais esse trabalho. Não estamos dando o peixe, mas sim oferecendo a vara e ensinando a pescar. Vamos continuar oferecendo capacitação e material para que essas mulheres tenham oportunidade de se integrar no mercado de trabalho”, salientou a prefeita.
O curso durou sete meses e das cem mulheres que fizeram parte, 26 conseguiram a formação profissionalizante. O ponto forte foi a produção de vasos ornamentais, mas elas também receberam aulas de alfabetização e ensinamentos sobre “Economia Solidária”. Orgulhosa, a coordenadora do curso, Débora Souza, revelou a satisfação de participar da iniciativa. “A forma como elas abraçaram esse curso foi maravilhosa. Além de produzirem vasos belíssimos, as integrantes elevaram a auto-estima e viram a oportunidade concreta de inserção no mercado de trabalho”, finalizou.
Secretária de Assistência Social e Cidadania, Maria de Lourdes Lobo não esconde a emoção ao ver o nível dos trabalhos produzidos. “É essa a proposta do governo federal e da administração municipal. Oferecer as condições para que essas mulheres tenham uma vida melhor. Os cursos visam a geração do trabalho, emprego e renda, mas também é uma terapia para elevar a auto-estima delas”. Lourdes Lobo adiantou ainda que o local onde foi instalada a feira vai se tornar permanente para exposição dos trabalhos realizados pelos alunos dos cursos oferecidos pela secretaria. Ao lado da mostra de vasos, a Feira da Horta Comunitária. A oferta também era grande. Mudas de plantas decorativas, ervas, temperos e frutas atraíram centenas de pessoas que visitaram o local.