Salvador

SMS MONTA MEGA ESTRUTURA DE SAÚDE PARA FESTIVAL DA VIRADA EM SALVADOR

Acontece em Salvador
Tasso Franco , da redação em Salvador | 25/12/2025 às 14:10
Módulo de Saúde
Foto: SMS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador preparou uma robusta operação de assistência à saúde para o Festival da Virada Salvador 2026, garantindo atendimento integral à população durante os dias de festa. Com funcionamento ininterrupto e atuação integrada entre diferentes áreas da pasta, o foco das atividades é assegurar respostas rápidas e eficazes às demandas de urgência e emergência, prevenção, o cuidado humanizado e a vigilância sanitária e ambiental.

O módulo de saúde montado no espaço da festa vai garantir assistência rápida e qualificada, tendo o início das atividades às 7h do dia 25 e segue até as 7h do dia 1º, com 20 leitos de observação, incluindo um leito de reanimação totalmente equipado, além de equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social e farmacêutico. O atendimento abrange casos de urgência e emergência em clínica médica e traumas, com suporte para administração de medicamentos, realização de suturas, curativos e assistência social.

“Nosso compromisso é garantir que cada pessoa que venha celebrar o Réveillon em Salvador tenha acesso rápido, seguro e humanizado à saúde. Pensamos essa operação com muito cuidado, desde a urgência e emergência até a atenção às crianças dos ambulantes e a vigilância sanitária e ambiental. Cuidar das pessoas é o que dá sentido a todo esse trabalho”, destaca o secretário municipal da Saúde, Rodrigo Alves.

Cuidado humanizado para quem cuida da festa

Além da assistência emergencial, a SMS também vai oferecer serviços da Atenção Primária à Saúde com um olhar sensível para quem trabalha no evento. Por meio do Programa Salvador Acolhe, crianças e adolescentes, filhos de ambulantes que atuam no Festival, contarão com atendimento 24 horas, entre os dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, na Escola Luísa Mahin.

A iniciativa, realizada de forma intersetorial com a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), poderá atender até 120 crianças, oferecendo um espaço seguro, de cuidado e proteção enquanto pais e responsáveis garantem seu sustento durante a festa. A equipe será composta por profissionais administrativos, médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, assegurando assistência integral e acolhedora.

Entre os dias 27 e 30 de dezembro, das 8h às 17h, dois odontomóveis estarão na unidade escolar, ampliando o cuidado com a saúde bucal das crianças e adolescentes atendidos.

Segurança dos serviços de saúde e alimentos

A Vigilância Sanitária (VISA) intensificará suas ações para assegurar a proteção à saúde pública durante o evento. Uma equipe técnica especializada acompanhará toda a programação, fiscalizando e orientando a prestação de serviços nos módulos de saúde para garantir o cumprimento das normas legais e a qualidade da assistência à foliões, trabalhadores e artistas.

A atuação abrange também o setor de alimentos, incluindo food trucks, barracas, baianas de acarajé e mingau  e demais pontos de venda. O foco principal recai sobre as boas práticas para comércio seguro dos alimentos, visando a prevenção dos riscos alimentares. Adicionalmente, a Visa irá monitorar a Central de Acolhimento, verificando a regularidade dos serviços prestados e das refeições que serão fornecidas aos trabalhadores da festa.


Monitoramento da qualidade da água durante

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAMB) está realizando o monitoramento preventivo da qualidade da água nos centros de convivência voltados aos filhos dos vendedores ambulantes, visando evitar a ocorrência de doenças de veiculação hídrica. A ação abrange também os centros de hidratação da arena e os postos de saúde da SMS montados para o evento.

As análises são realizadas em nosso laboratório central, com a verificação de padrões físico-químicos e microbiológicos. Paralelamente, equipes em campo avaliam, em tempo real, o teor de cloro da água consumida pelo público, garantindo que os valores estejam em conformidade com a Portaria do Ministério da Saúde e assegurando a saúde de todos os participantes.

Informação em saúde como apoio à tomada de decisão

A Subcoordenadoria de Informação em Saúde (SUIS) atua para garantir o cumprimento de fluxos, prazos e a segurança de dados, conforme a legislação vigente. Seu objetivo é disponibilizar informações estratégicas que subsidiem a gestão e o controle social do SUS.

Durante o Réveillon, a SUIS coordena a gestão, qualificação e digitação das fichas de atendimento médico nos Módulos Temporários de Saúde. Ao gerenciar esses dados, a subcoordenadoria apoia ações inter e intrasetoriais, auxiliando a tomada de decisão e o aprimoramento dos fluxos de trabalho da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Prevenção de zoonoses

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) intensificou as inspeções zoosanitárias com foco na prevenção de arboviroses, leptospirose e incidentes envolvendo abelhas e marimbondos. As vistorias ocorrem nas etapas pré e pós-evento do 'Show da Virada', visando a identificação de criadouros de mosquitos, tocas de roedores e colmeias. O objetivo é assegurar um ambiente salubre e seguro para o lazer da população.

WhatsApp Image 2025-12-25 at 10.13.01.jpeg