vide
A vacinação para idosos acima de 60 anos começou neste sábado, em Feira
Foto: Fernando Bezerra
O número de casos de dengue hemorrágica registrado em Feira de Santana nos quatro primeiros meses deste ano apresenta uma redução, comparando-se ao mesmo período de 2009. Enquanto que de janeiro a abril deste ano foram identificados apenas três casos de febre hemorrágica da dengue, no ano anterior foram computados 19 casos no mesmo período.
Além da redução verificada nos casos de dengue hemorrágica, os registros de dengue com complicações também diminuíram nos quatro primeiros meses deste ano. Em 2009 foram registrados 89 casos, enquanto que em 2010 o total de casos foi de 12.
As ações de combate ao mosquito
Aedes aegypti desenvolvidas pela Divisão de Vigilância Epidemiológica contribuíram para que os casos de dengue reduzissem de 2.797 em 2009 para 136 casos este ano, no período de janeiro a abril, alcançando um percentual de 95,14%
De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Janice Estrela, os agentes de endemias continuam intensificando os trabalhos de campo. "Estamos sempre identificando os bairros que apresentam um maior número de notificações, para desenvolver ações no local, mobilizando enfermeiros das unidades de saúde, agentes de endemias, agentes de saúde que atuam no bairro e inspetores da Fundação Nacional da Saúde (Funasa)", ressalta.
Ela observa que mesmo havendo a redução no número de casos é necessário que a comunidade permaneça em alerta. "As pessoas devem continuar atentas ao acúmulo de água em suas residências, a exemplo de reservatórios de água destampados, vasos, garrafas e muitos outros, em função do período de chuvas", explica.
O secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro, afirma que o Governo Municipal não tem medido esforços para reduzir cada vez mais os números de casos de dengue em Feira de Santana. "Todo esforço está sendo feito para que os números permaneçam controlados em nosso município", diz.
Vacinação para idosos
em várias unidades
Mais de 100 unidades da rede municipal de saúde funcionarão como postos na Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que será iniciada neste sábado (8) e se encerrará no dia 21 deste mês de maio. Os idosos que possuem idade acima dos 60 anos devem ser vacinados contra gripe comum e, pela quantidade de postos de vacinação disponibilizados, não encontrarão dificuldades para serem imunizados.
De acordo com a chefe da Divisão Epidemiológica, Janice Estrela, "a campanha visa contribuir com a redução de hospitalização e óbitos decorrentes das complicações causadas pelas doenças respiratórias". Segundo ela, a previsão é que aproximadamente 50 mil pessoas sejam imunizadas contra o vírus causador da gripe (influenza sazonal).
Além de estar disponibilizada nos 84 postos do Programa Saúde da Família (PSF) e 16 postos de Unidade Básica de Saúde (UBS), os idosos poderão encontrar a vacina nos postos que serão instalados no Boulevard Shopping e supermercado GBarbosa, localizado na rua Marechal Deodoro, no centro comercial.
A etapa de vacinação dos idosos vai coincidir com o período de imunização dos adultos de 30 a 39 anos contra a influenza H1N1, que acontecerá de 10 a 21 de maio.