Salvador

PREFEITO ENCERRA ENCONTRO DA UCCLA E QUER TROCA INTERCÂMBIO PERMANENTE

vide
| 07/05/2010 às 22:28
Prefeito João Henrique presidiu o encontro da UCCLA em Salvador
Foto: GP

 Depois de dois dias de reunião com representantes de países que tem a Língua
Portuguesa como oficial, o prefeito João Henrique, presidente da entidade,
participou, nesta sexta-feira (07), no Hotel Pestana, da cerimônia de
encerramento da Assembleia da União das Cidades Capitais de Língua
Portuguesa (UCCLA).

O evento reuniu autoridades do Brasil, Angola, São Tomé
e Príncipe, Moçambique, Timor Leste, Portugal, Macau e os presidentes das
representações na Bahia da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil e da
Federação das Indústrias do Estado da Bahia. Em sua décima sétima edição, a
UCCLA funciona como um fórum de integração cultural, econômico e turístico
entre as cidades-membros.

O I Fórum Lusófono de Turismo e Empresas Prestadoras de Serviços aos Municípios, que acontece em Salvador desde quarta–feira, paralelo à 27ª Assembleia Geral da União de Cidades Capitais de Língua Portuguesa – UCCLA, no Hotel Pestana, foi encerrado hoje à tarde com a participação do prefeito João Henrique, que preside a entidade desde o ano passado.

ENCONTROS

No seu breve discurso de encerramento, o prefeito afirmou que a cidade de Salvador promoverá, a cada dois anos, com o apoio da UCCLA, encontros com as empresas que prestam serviços aos municípios. Ele agradeceu a participação dos representantes das cidades de língua portuguesa ao evento e destacou a importância de se extrair da identidade cultural de seus povos experiências que possam aprimorar a gestão pública e promover mais qualidade de vida às suas populações.


Já o secretário-geral da UCCLA, Miguel Anacoreta, parabenizou o Município de Salvador "por estar à altura dos desafios dos novos tempos".  Ele ressaltou o fato de que está é a primeira assembléia da entidade que acontece, nos seus 25 anos de existência, sem a presidência de Lisboa. "A UCCLA faz 25 anos em 2010 e tem um enorme acervo de obras, projetos e construção do espírito de colaboração e cooperação entre as cidades", destacou.

O encontro, organizado pela Prefeitura de Salvador, reuniu autoridades e representantes de alguns municípios do Brasil e dos países de língua portuguesa, gestores e empresários de 30 cidades dos quatro continentes para debaterem temas como "Governança Local e Modalidade de Apoio das Cidades às PMEs", "Mundo dos Negócios em Países Africanos", "Atividades Turísticas no Contexto da Lusofonia", "O Impacto dos Grandes Eventos Desportivos no Desenvolvimento Local" e "Relações Internacionais e afirmação competitiva das Cidades. 


Paralelamente ao fórum, foi realizada a 27ª Assembleia Geral da UCCLA, quando foram tratados desde a apresentação, discussão e votação do relatório e contas de 2009, apresentação do programa de atividades para 2010, como também debatido o programa da Rede de Cidades e feita avaliação do Fórum Cidades e Empresas.


Origem


A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) foi fundada em Lisboa em junho de 1985, pelo então presidente da Câmara, Nuno Krus Abecassis. Naquela data, foi assinado o documento constitutivo pelos presidentes das autarquias de Lisboa, Bissau, Maputo, Praia (Cabo Verde), Rio de Janeiro, São Tomé e Macau.

Entraram depois as restantes cidades capitais de expressão oficial portuguesa e outras cidades não capitais, como Brasília (1986), Cacheu e Luanda (1989), Guimarães (1990), ilhas de Taipa e Coloane (1991), Santo António do Príncipe (1993), Ilha de Moçambique (1994), Salvador (1995), Belo Horizonte (1998), Belém (1999), Bolama, Huambo, Porto Alegre e Mindelo (2000), Díli (2002), São Filipe e Oecusse (2004).