VIDE
Começa, na cidade de Capim Grosso, distante 268 Km de Salvador, a 1ª Oficina de Crédito do interior na Bahia. O evento será no próximo sábado, dia 8, das 8h30 às 12h30, no Colégio Municipal Edvaldo Boaventura. Este ano a Oficina de Crédito vai beneficiar 20 municípios no interior do estado que integram o calendário das Oficinas do Empreendedor, realizadas pelas Unidades Regionais do Sebrae.
De acordo com a coordenadora da Unidade de Acesso ao Crédito do Sebrae Bahia, Dora Parente, a oficina de Crédito prevê inicialmente uma palestra de um consultor do Sebrae com o tema "Cuidados na Obtenção do Crédito". Depois da palestra cada representante dos bancos oficiais parceiros que são Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Desenbahia e Banco do Nordeste, explica suas linhas de crédito para micro e pequenas empresas. Ao final da Oficina acontece a Rodada de Crédito oportunidade para os empresários agendados negociarem e se informarem diretamente com o representante do banco de interesse.
"A ideia da Oficina de Crédito é aproximar a oferta da demanda por serviços financeiros, ampliar o número de acesso ao crédito de modo orientado, mostrando ao empreendedor a importância da gestão financeira e do planejamento na hora de tomar um empréstimo. Com a Oficina o Sebrae cumpre o papel de facilitar o acesso de pequenos empreendimentos ao crédito, mas de forma planejada olhando para a gestão financeira da empresa", destaca Dora Parente.
Depois de Capim Grosso a Oficina de Crédito será realizada na cidade de Santa Maria da Vitória, distante 872 Km de Salvador. A Oficina vai acontecer dia 22 de maio, de 14h às 18h, no Colégio Municipal José Teixeira. Também já está marcada a Oficina de Crédito na cidade de Bom Jesus da Lapa, distante 777 Km de Salvador. Será dia 29 de maio, de 18h30 às 22h30, no auditório da Uneb-Universidade do Estado da Bahia.
Também durante a Oficina de Crédito os empresários vão conhecer o cartão BNDES que oferece empréstimos para micro e pequenas empresas que queiram realizar compras de fornecedores credenciados no portal
http://www.cartaobndes.gov.br/.
A empresária Ana Cristina Barbosa, dona da Virtual Serviços de Escritórios, participou da Oficina de Crédito em Salvador. "Gostei muito da palestra sobre os cuidados na hora de solicitar crédito e também da maneira como o cartão BNDES trabalha com fornecedores credenciados que facilitam a escolha de um produto que a empresa precisa comprar", explica Ana Carolina.
Rodrigo Pamponet Moreira, analista de Mercado Pessoa Jurídica do Banco do Brasil, disse que a Oficina de Crédito é muito importante para mostrar aos empresários que o crédito é como um remédio se você toma na dose certa tem tudo para ajudar a empresa a crescer e se manter no mercado, mas se tomar crédito demais a empresa corre o risco de não resolver o problema. (Agência Sebrae de Notícias)