Dançando, desfilando a caráter, tocando e cantando com a banda dos Centros Sociais Urbanos (CSU's) e se divertindo muito com amigos e novos colegas. Foi assim que mais de 1,5 mil idosos dos CSUs de Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas comemoraram antecipadamente o Dia das Mães, no evento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), realizado no salão principal do Clube do Baneb, na tarde desta quinta-feira (6).
A iniciativa aproximou ainda mais os Grupos de Convivência de Idosos dos CSUs da capital e da região metropolitana. Houve ainda as homenagens dirigidas às mães, que receberam flores das mãos da atual secretária da Sedes, Arany Santana. "É uma satisfação imensa a de exercer a função de secretária depois de ter sido coordenadora dos CSUs. Essa homenagem é para todas as mães que continuam a lutar por uma vida melhor para si e para seus filhos", afirma.
Lindalva dos Santos, 75 anos, do CSU de Mussurunga, fala da importância da realização deste encontro. Com empolgação, ela comenta que pratica dança, educação física, artesanato e diz que realiza tudo no Centro. "Estou achando ótima a festa, tudo para o idoso é bom porque são os últimos momentos da nossa vida, tudo que fizerem para a gente é bonito. Todos nós agradecemos, pois somos lembrados enquanto outros esquecem da gente", salienta.
Além da secretária, técnicos da secretaria e convidados, como o deputado estadual Valmir Assunção, que foi secretário da Sedes durante três anos, também homenagearam as mães no encontro dos CSUs. A confraternização dos idosos é uma atividade que a Secretaria incluiu em seu calendário anual de eventos, tornando-se mais um espaço para o desenvolvimento de outras habilidades.
A coordenadora dos CSU's do Estado, Gilza Brito, reforçou que o encontro é a forma mais democrática de interação. "Os Centros são equipamentos públicos fundamentais para garantir que as comunidades dos bairros possam interagir nas mais diversas formas, seja nas artes ou no esporte".