Silvia Colello, que é doutora em alfabetização e professora da Universidade de São Paulo, observa que a implementação da proposta pedagógica é complexa, uma vez que envolve diversos fatores, como a formação de professores e as condições de trabalho. "Este curso, por exemplo, serve para ampliar o debate e para que sejam repensadas as propostas da Secretaria de Educação", menciona.
A ideia, segundo a educadora, é discutir propostas factíveis e que possam chegar à sala de aula. As questões são abordadas no plano teórico, prático e de planejamento, sempre com o foco em diretrizes para otimizar as vivências dos alunos na escola.
Foi destacada a necessidade de investimentos em planejamento, na capacitação de professores e mudanças na escola a partir do ajuste às necessidades de crianças e adultos. "O importante é que não se pode falar em mudança na educação sem falar na formação de professores, isto em termos de uma perspectiva continuada e com uma reflexão das suas concepções e de atualização do conhecimento", complementou.
A palestra desta sexta-feira terá como foco a concepção da alfabetização e do ensino-aprendizagem, com uma discussão sobre as diretrizes políticas e sobre as diferenças entre crianças e adultos, que vivem realidades diferentes, visando criar novas alternativas para ampliar a prática da leitura e escrita nas escolas.