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A BR-324, foi tema de uma audiência pública na cidade de Feira de Santana em reunião no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), autoridades políticas e representantes das mais importantes instituições interessadas no assunto dialogaram sobre as obras em andamento. Como pauta para discussão, os presentes também falaram sobre a duplicação do Anel de Contorno de Feira de Santana; dificuldades encontradas pelas pessoas que trafegam pela BR-324, além dos parâmetros, prazos e condições para cobrança de pedágio.
Além do idealizador do encontro, deputado estadual Zé Neto (PT), estiveram presentes o presidente do Consórcio ViaBahia, Sérgio Santillán, os prefeitos de Feira de Santana e Amélia Rodrigues, Tarcízio Pimenta e Antônio Carlos Paim (Toinho), e os secretários municipais de Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Administração, José Pinheiro, Carlos Brito e João Marinho, respectivamente. Também prestigiaram o evento os diretores do Centro Industrial de Subaé (CIS), José Mercês de Oliveira e Vacarezza, a presidente do Sindicato Rural, Conceição Borges; representando a Agerba, Rosevaldo Ferreira e Alberto Delgado; o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Alfredo Falcão, além da presença de empresários e da comunidade.
Os presentes demonstram suas angústias e anseios no processo de recuperação da malha viária. Um ponto que ganhou destaque foi a questão do recapeamento asfáltico. Em decorrência das fortes chuvas que castigaram o trecho nas últimas semanas, buracos formados na avenida causaram acidentes em diversos pontos da BR-324. O presidente do Consórcio ViaBahia, Sérgio Santillán, disse que as melhorias realizadas neste sentido pela concessionária foi uma operação tapa-buracos. Ele revelou que em 27 dias foram registradas 2.500 atendimentos e 95% dos buracos foram localizados em pontos onde ainda não houve intervenção da concessionária.
A ViaBahia administra desde 2009 o trecho da BR-324 que compreende Salvador e Feira de Santana e o trecho da BR-116, entre Feira de Santana e a divisa com o estado de Minas Gerais. Segundo Santillán, a concessionária tem o propósito de melhorar a trafegabilidade e reduzir o número de acidentes.
"Meu interesse é o de prestar os esclarecimentos necessários para a comunidade. Já fizemos a aerografia do Anel de Contorno e da BR-324 e, em julho, teremos a definição do projeto para apresentar aos prefeitos", garantiu. Outro ponto destacado pelo presidente da ViaBahia foi o atraso no cronograma. De acordo com Sérgio Santillán, o atraso também se deu em decorrência das greves dos operários de construção pesada.
A programação seguida pela concessionária revela que nos primeiros seis meses será feita uma recuperação emergencial em todo o trecho da BR-324. Depois disso será a vez do monitoramento da rodovia e, só então, a empresa partirá para o projeto executivo de recuperação.
"É importante lembrar que todos os projetos deverão passar por uma avaliação técnica da ViaBahia e que será autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)", comunicou Santillán.
Com um prazo de 25 anos, a concessionária ViaBahia administrará os 113,2 quilômetros de extensão da rodovia que liga Salvador a Feira de Santana. A programação da empresa é dentro de 15 anos, executar a duplicação de todo o trecho concedido. Os usuários pagarão R$ 1,70 em cada uma das duas praças entre Salvador e Feira de Santana. A cobrança acontecerá em julho, quando os trabalhos iniciais devem ser concluídos e a fiscalização será empreendida pela Fiscalização de Transportes.