vide
(Por Ana Monteiro)
Ao som da canção "Coração de Estudante", mais de 300 jovens entre 18 e 29 anos receberam no final de semana, com entusiasmo, alegria e sensação de dever

cumprido, o certificado de conclusão do ensino fundamental, pela participação no programa ProJovem Urbano, que é gerido pela Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social de Juazeiro (SEDIS). A solenidade de formatura aconteceu no Clube Cabos e Soldados e reuniu os cinco núcleos, do programa, o Prefeito Isaac Carvalho, o Deputado Estadual Pedro Alcântara, a Vice-prefeita Gorete de Castro, secretários, equipe de governo, pais, familiares e amigos.
Os grandes destaques da noite foram os alunos e os 30 professores que acompanharam as turmas durante 18 meses para conclusão da 8ª série, além da formação profissional e cidadã. Muito emocionados os alunos deram seus depoimentos, realizaram agradecimentos, e contaram como o programa modificou suas vidas. O primeiro a falar em nome dos estudantes foi Uala Pedro da Silva, e a homenagem dele foi direcionada aos orientadores, "queremos dedicar essa vitória aos professores que nos deram força, e não nos deixaram desistir".
Josi de Jesus Silva deu seu depoimento de vida e emocionou a todos. "Tenho uma trajetória muito difícil. Tive que desistir cedo dos estudos, pois engravidei, tive uma filha
.jpg)
especial, e não tinha muito tempo. Achava que nunca mais iria voltar, mas não foi bem assim. Tive então uma grande oportunidade, a de ingressar no ProJovem Urbano. Me matriculei, e o começo não foi fácil, pensei em desistir, mas os colegas, professores e coordenadores me deram muita força. Hoje estou aqui, vencendo mais uma etapa. Estou feliz, aprendi a lutar pelos meus direitos e quero ir muito mais longe", declarou.
Não foram apenas os alunos que se entusiasmaram, as autoridades presentes também contaram algumas experiências semelhantes e aproveitaram a oportunidade para incentivar ainda mais os jovens. "O sucesso espera por vocês. Todos nós somos capazes, precisamos apenas acreditar, sonhar e lutar. Essa é a primeira porta que se abre. O mercado de trabalho exige qualificação. O passo seguinte é ingressar no ensino médio e futuramente na Universidade. O futuro é a gente que constrói. Acredito na juventude, e no que depender do governo municipal, vocês terão todo o apoio necessário para continuar a caminhada", essa foi a mensagem deixada por Isaac Carvalho.
"Apenas com educação se consegue mudar uma realidade", essas foram as palavras da titular da SEDIS, Maria José Alves. Segundo a secretária os alunos são os principais personagens de uma história de mudança, de força e luta por direitos de igualdade e cidadania no município. O Pró-reitor de Ensino da Univasf, Deranor Gomes, também presente ao evento, deixou claro, "a Universidade espera por vocês. Firmamos uma parceria com o ProJovem, acreditamos no programa e temos a certeza de que através da educação iremos combater as desigualdades do nosso país".