O secretário municipal de Transporte e Infraestrutura, Euvaldo Jorge, solicita que os moradores de áreas de risco que foram notificados pela Codesal evitam ficar em suas residência na noite de hoje (14) e durante a madrugada. "As pessoas que foram notificadas pela Codesal deve procurar a casa de parentes ou vizinhos para passar a noite. E, em casos extremos, procurar a Codesal, na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô, número 80) para a Prefeitura providenciar um abrigo", frisou Euvaldo Jorge.
Em caso de elevação de água, a recomendação é um lugar seguro para se abrigar e na ocorrência de alagamento próximo à residência, os moradores devem sair imediatamente do imóvel. A população deve entrar em contato imediato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, a qualquer hora do dia ou da noite. A ligação é gratuita e dispensa o uso de cartão em telefones públicos. Técnicos irão ao local avaliar a situação, fazer a vistoria no imóvel e realizar o monitoramento, atuando em parceria com outros órgãos em caso de necessidade.
O órgão atendeu, até as 19h53, 326 solicitações de emergência. Foram 13 alagamentos de área, 45 ameaças de desabamento de imóvel, oito ameaças de desabamento de muro, 70 ameaças de deslizamento de terra, 47 ameaças de queda de árvore, sete árvores caídas, sete avaliações de imóveis alagados, oito desabamentos de imóvel, seis desabamento de muro, dois desabamentos parciais, 92 deslizamentos de terra, um galho de árvore caído, 15 infiltrações, quatro orientações técnicas, uma ameaça de queda de poste. Os bairros mais atingidos são: Sussuarana, Castelo Branco, Periperi, São Marcos e Brotas. A Codesal permanece com o plantão 24 horas da Operação Chuva, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.
Técnicos, veículos e assistentes sociais de diversos órgãos da Prefeitura estão à disposição da Codesal para a Operação Chuva.
Lonas
Em casos emergenciais de contenção, a Prefeitura disponibiliza lonas, que em casos de menor proporção serão colocadas pelos moradores, e em casos mais complexos, pelos técnicos da Codesal. As solicitações podem ser feitas pelo telefone 199, ou na sede da Codesal, na Avenida Mário Leal Ferreira, n 80, Bonocô.