Salvador

SALVADOR EM ALERTA MÁXIMA PARA MINIMIZAR EFEITOS DAS CHUVAS

vide
| 08/04/2010 às 07:24

Representantes da Prefeitura e do Governo do Estado aw reuniram ontem, à noite, visando minimizar os efeitos das chuvas previstas para Salvador. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão é de um índice pluviométrico em Salvador de 80 milímetros durante o dia 08, entretanto, não há confirmação da concentração. Estiveram presentes representantes da Defesa Civil estadual (Cordec), municipal (Codesal), Polícia Militar da Bahia e Corpo de Bombeiros. Na reunião de hoje (2), foi traçado um planejamento para uma ação conjunta.  


Segundo o prefeito João Henrique, "a cidade deve ficar em alerta máximo. Em situações de risco, a Prefeitura tem as lonas disponíveis para contenções emergenciais e sendo necessário vamos acionar imediatamente medidas de apoio ao combate às conseqüências das chuvas e para possíveis desabrigados junto à secretária nacional de Defesa Civil, Ivone Valente. Medidas como o apoio que o Governo Federal deu em outras ocasiões, como as cestas básicas cedidas em outros períodos de chuva pelo Ministério da Integração Nacional. Também aumentamos a capacidade de atendimento do 199, cujos operadores estão de prontidão. E a Prefeitura tem realizado ações preventivas visando o período de chuvas, incluindo a limpeza de 33 canais", ressaltou o prefeito.



Recomendações para a população


A Codesal recomenda aos moradores de área de risco que saiam imediatamente das suas casas em caso de deslizamento de terra ou rachaduras no imóvel, a fim de evitar uma situação de maior gravidade, e procurem um abrigo seguro.
 

O subsecretário para Assuntos de Defesa Civil, Osny Bonfim, orienta a população a ficar atenta às árvores e postes, que podem sofrer quedas ou inclinações durante o temporal. A população também deve prestar atenção ao aumento do volume de água dos córregos e rios que cortam a cidade. Em caso de elevação, A recomendação é um lugar seguro para se abrigar e na ocorrência de alagamento próximo à residência, os moradores devem sair imediatamente do imóvel.


No caso de acontecer alguma destas situações, a população deve entrar em contato imediato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, a qualquer hora do dia ou da noite. A ligação é gratuita e dispensa o uso de cartão em telefones públicos. Técnicos irão ao local avaliar a situação, fazer a vistoria no imóvel e realizar o monitoramento, atuando em parceria com outros órgãos em caso de necessidade.