Salvador

DEPUTADO JOSÉ NUNES APRESENTA MOÇÃO CONGRATULAÇÕES POR ARACI

vide
| 07/04/2010 às 22:50
O deputado estadual José Nunes apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, uma Moção de Congratulações ao Município de Araci pelos seus 51 anos de emancipação política. Com 1.570km2, este município possui quase 50 mil habitantes que segundo o parlamentar, são descendentes daqueles que ajudaram a tornar Araci especial, principalmente por conta de sua grande força que garantiu, em 1954, sua autonomia política e administrativa.

Nunes destaca ainda que entre os anos 2000 e 2004 a cidade obteve significativos avanços em diversas áreas como saúde, educação e infra-estrutura. "Tudo isso graças à competente e moralizadora administração da então Prefeita Maria Edneide Torres Silva Pinho, mais conhecida como Nenca. Seu trabalho eficiente lhe rendeu um segundo mandato", afirmou o Parlamentar.


Saiba mais sobre a cidade.


Araci, em tupi significa "aurora" que é a "mãe do dia". Surgiu como um pedaço de chão medindo 20 léguas de caatinga bruta, habitada por animais, adquiridas em 1812, as quais foram batizadas como "Raso", pelo seu primeiro dono, Capitão José Ferreira de Carvalho. Como Vila do Raso, caminhaste, tal qual caminhou todas as pequenas comunas que surgiram no cenário universal, até que em 05 de fevereiro de 1891, o Tenente Amerino de Oliveira Lima escreveu a histórica Ata dando conta da instalação de sua primeira Intendência Municipal, como Vila do Raso. Assim foste por 82 anos, até que nas comemorações do 7 de setembro, no ano de 1904 em clima de alegria e liberdade, seu novo Intendente, Antonio Oliveira Mota, anunciou a troca do nome pelo qual foste batizado pelo teu fundador, Capitão José Ferreira de Carvalho.


E mais adiante no mesmo mês, no dia 21, a Lei nº 575 determinava: "Não serás mais Raso", mas assim te chamará "Araci", "Aurora", "Mãe do dia".


Com o seu novo nome caminhaste, mas ainda não se sentias uma célula municipalista no contexto estadual, pois ainda como "Raso" eras considerado uma freguesia do Município de Tucano. Isso incomodava aos que sonhavam com a sua liberdade.

Quando em 1931 a União, por um Decreto Federal, retirou a autonomia e levou a pertencer ao Município de Serrinha. O mesmo Tenente Amerino de Oliveira Lima que escreveu sua primeira Intendência deu início à tão sonhada emancipação política definitiva, até que em 03 de outubro de 1954 a Lei nº 863 determinou o seu desmembramento de Serrinha e a sua história passa a ter mais uma data.