Salvador

III MOSTRA DE CIRCO DA BAHIA NO PICOLINO ENTRE DIAS 22 E 25 ABRIL

vide
| 03/04/2010 às 11:01
As escolas da rede pública estão convidadas para os dois primeiros dias da III Mostra de Circo da Bahia, de 22 a 25 de abril, na lona de Pituaçu. As escolas interessadas em adquirir lotes dos 3.200 convites disponibilizados para os quatro espetáculos dos dias 22 e 23, nos turnos matutino e vespertino, devem entrar em contato a Picolino a partir desta segunda (5) pelo telefone (71) 3363-4069‎ ou pelo e-mail [email protected].

A mostra é uma realização da Associação Picolino de Artes do Circo, vencedora de edital Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo, da Funarte. Participam os grupos Palhaços Para Sempre, Trupeniquim, Cia de Paspalhos, Fulanas Cia de Circo e Cia Picolino de Artes do Circo. O espetáculo para as crianças da rede pública será realizado com dois números de cada um dos cinco grupos convidados.  

Para o público em geral, serão realizados espetáculos nos dias 24 (sábado)  e 25 (domingo), às 20 horas, com ingressos a preços populares (R$5 inteira e R$2,50 meia).

Ao contrário das edições anteriores, a III Mostra dá mais atenção à produção criada e difundida por grupos e circenses da capital. Isso se deve, em parte, explica Anselmo Serrat, curador da mostra, ao fato das edições passadas terem privilegiado em grande maioria as companhias e trupes do interior.

“Ao mesmo tempo em que a mostra se torna um espaço de difusão dos novos trabalhos desenvolvidos no nosso estado, promove também a integração de diversos grupos e companhias, favorecendo o desenvolvimento de uma rede de cooperação para a produção e a reflexão sobre o circo na Bahia”, explica Serrat. 


O encontro também vai proporcionr a troca de experiência, o aperfeiçoamento de técnicas, o desenvolvimento de números, as criações em conjunto e também  o conhecimento dos grupos e companhias que estão atualmente produzindo na Bahia. 

Os trabalhos da mostra serão realizados em três etapas: de 12 a 18 de abril, os cinco grupos convidados trocarão experiências em oficinas. E nos dias 19 e 21 preparam o espetáculo coletivo que será apresentado para o público em geral, nos dias 24 e 25, às 20 horas.

 

Histórico 

A I Mostra de Artistas Circenses da Bahia foi realizada em  1986, como programação paralela do I Encontro de Artistas Circenses na Bahia. Nesta primeira edição, participaram do encontro oito circos e grupos circenses, dentre eles o Circo Garcia, a Escola Picadeiro (São Paulo- SP), a Escola Nacional (Rio de Janeiro-RJ). Também foram  convidados os palhaços  Picolino e Pinguim.

Após  pouco mais de 20 anos, uma centena de artistas circenses de todo o Estado se reuniu sob a lona do Circo Picolino, na Orla de Pituaçu, de 21 a 25 de abril de 2008. De dia, o picadeiro foi palco de discussões e busca de alternativas para a realidade dos circenses. À noite, o público conferiu a II mostra da arte circense produzida na Bahia. A Mostra foi realizada paralelamente ao III Encontro de Artistas Circenses na Bahia.