Salvador

PREFEITURA ENTREGA À CIDADE NOVA PRAÇA NO BAIRRO DE STELLA MARES

vide
| 30/03/2010 às 21:28

Os moradores do bairro de Stella Maris receberam a nova praça construída pela Prefeitura de Salvador e inaugurada pelo prefeito João Henrique no final da tarde de hoje (30), com a participação do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, dos secretários municipais, assessores, técnicos e população local.

Os 22 mil metros quadrados tornam a praça uma das maiores já construídas em Salvador. Localizada na Alameda Praia de Guaratuba, a praça foi projetada nos mesmos moldes que as das avenidas Garibaldi e Centenário.

O prefeito João Henrique destacou a importância da obra para os moradores do local.

"A praça representa uma grande transformação urbanística e social, porque, em seu lugar, havia uma ocupação informal no meio do matagal, o que vinha preocupando as mães de crianças que estudavam em uma escola próxima".

NOVA PRAÇA

Com projeto desenvolvido pela Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF), por meio da Gerência de Projetos Especiais, responsável ainda por toda a parte de arquitetura e urbanização, o espaço de lazer levou seis meses para ficar pronto e contou com recursos da Prefeitura de Salvador, no valor de R$ 1,2 milhão. A área de lazer foi equipada com ciclovia, pista de cooper, skate, quadra de esportes, área verde, equipamentos de ginástica, mesa de jogos, bancos e brinquedos para as crianças, além de quiosques para pequenos comerciantes e uma área destinada à associação de moradores do bairro.       


Construída pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), empresa vinculada à Secretaria Municipal de Transporte e Infraestrutura (Setin), a área de lazer também dispõe de rampas com inclinação de 8,33%, sinalizadas com piso tátil de alerta para portadores de mobilidade reduzida, e com vagas de estacionamento para automóveis utilizados por cadeirantes.  Pontes conectam os dois lados do terreno cortados pelo canal que atravessa o local. 

Equipamentos


O espaço ganhou pavimentação em concreto lonado e acabamento lavado. As rampas para Pessoas Portadoras de Direitos Específicos (PPDE) foram moldadas no local, com a mesma técnica de pavimentação. A sinalização de alerta ganhou piso tátil, na cor vermelha, com dimensões de 40x40 cm.


A pista de cooper e a ciclovia foram construídas com piso asfáltico pigmentado, sem juntas de dilatação; já os mobiliários e equipamentos urbanos são de estrutura tubular galvanizada, tratada com tinta de poliuretano bicomponente, na cor preta. As quadras foram cercadas por tela em fio 12 galvanizado e revestido em PVC na cor verde, estrutura tubular galvanizada, com travamentos reforçados, tratada com tinta de poliuretano bicomponente, na cor verde escuro.


Os equipamentos de ginástica (prancha abdominal, barra de apoio e barras paralelas) e os brinquedos (gangorra, escorregadeira e balanço) seguem o padrão desenvolvido pela Desal, confeccionados em tubo de ferro galvanizado e pintura eletrostática e acabamento em tinta esmalte. Também seguem o mesmo modelo os bancos e conjuntos de mesas, construídos em concreto moldado e pré-moldado. As cestas de lixo foram padronizadas e distribuídas pela Limpurb.