Salvador

ENTRE RIOS COMEMORA ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO COM CONCURSO POESIA

vide
| 29/03/2010 às 12:02
O município de Entre Rios, situado no litoral norte do estado, a 150 km de Salvador, comemora no dia 3 de Abril 138 anos de emancipação política e a programação organizada pela prefeitura começa amanhã, a partir das 14 horas, na Câmara de Vereadores, com o II Concurso de Poesias, que envolve estudantes da rede municipal e é uma realização conjunta das secretarias de Cultura e Educação.

No ano passado, o concurso mobilizou alunos de diversas escolas que formaram torcidas organizadas para torcer por seus colegas. O tema deste ano é Entre Rios, 138 anos de História. Os três primeiros colocados serão premiados.

Dia 2 de Abril, acontece a peça teatral Via Sacra, em palco montado na Praça Rio Branco, encenada pelo grupo Fênix. No dia 3, a programação é mais extensa e começa com uma grande alvorada com fogos de artifício às 6 horas da manhã. Às 8 horas, no Centro Administrativo da Prefeitura, serão hasteadas as bandeiras do Brasil, Bahia e de Entre Rios e a seguir haverá um cortejo até a Praça Barão do Rio Branco, onde as autoridades farão seus discursos. Logo depois, a Fanfarra Municipal Jovem Villa Lobos se apresenta.

TALENTOS

O II Festival de Talentos de Entre Rios com apresentações de músicos, dançarinos e covers será uma oportunidade para que os jovens do município mostrem suas habilidades nestas três áreas. Na sequência da programação, os meninos que integram o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e o PROJOVEM também subirão ao palco da Praça Barão do Rio Branco para apresentação de uma peça teatral. Às 17 horas, a comitiva retorna ao Centro Administrativo para o ato oficial do arreamento das bandeiras.

No dia 4, domingo, a programação será encerrada com uma corrida rústica pelas ruas da cidade e um torneio de futsal na quadra de esportes do bairro Bela Vista, o mais populoso de Entre Rios. Segundo Suzana Maria da Silva, secretária de Cultura, a programação estruturada pela prefeitura tem caráter cívico e cultural no sentido de resgatar a importância do dia 3 de Abril para o município, integrando diversos segmentos da sociedade entrerriense.

"É a nossa principal data cívica e com o concurso de poesias, que realizamos pela primeira vez no ano passado, damos a oportunidade aos nossos estudantes de expressarem o que pensam sobre nossa história", afirma Suzana, acrescentando "que a parceria com a Secretaria de Educação é um dos pilares para que a programação aconteça".