Salvador

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO EM PLANALTINO AVANÇA NOS DEBATES

vide
| 26/03/2010 às 12:17
Educadores de Planaltino discutindo as questões do PAR
Foto: DIV
O Secretário Municipal de Educação de Planaltino, Renê Silva, esteve esta semana participando de reunião no Instituto Federal de Educação de Santa Inês, para discutir cursos de Formação Continuada.

A reunião foi convocada pelo Instituto no intuito de apresentar as propostas de cursos de formação continuada que serão encaminhadas ao MEC para concorrerem a financiamento. O Instituto dará entrada em seis projetos: Mediadores de Leitura, Educação Inclusiva, Informática Assistiva, Educação e Direitos Humanos, Avaliação Institucional e Educação de Jovens e Adultos.

Após a discussão concluiu-se que os projetos contemplam a demanda dos municípios. Agora é necessário aguardar a avaliação do MEC, e logo após o Instituto entrará em contato com os municípios interessados.

PAR EM PLANALTINO

Técnicos da Secretaria Municipal de Educação, membros do Comitê do PAR e representantes de conselhos municipais, estiveram reunidos nos dias 22 e 23 de março no laboratório de informática do Colégio Municipal Isaura Couto da Silva, realizando o monitoramento do PAR.

Esteve presente o Prof. Itálo Freitas, técnico do Projeto de Monitoramento e Acompanhamento do PAR nos Municípios Baianos, um programa do Governo do Estado em parceria com a UFBA/MEC.

 O PAR de Planaltino foi elaborado em 2008. O monitoramento que está sendo ralizado agora, visa verificar se as ações planejadas foram ou estão sendo executadas. Após está etapa, o PAR será aberto para revisão, e será possível revisar as ações e incorporar novas. A equipe da SME e o Comitê do PAR se reunirão novamente na próxima segunda-feira (29/03), para concluir o monitoramento.

O QUE É O PAR

O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), apresentado pelo Ministério da Educação em abril de 2007, colocou à disposição dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, instrumentos eficazes de avaliação e de implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública.

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, instituído pelo Decreto 6.094 de 24 de abril de 2007, é um programa estratégico do PDE, e inaugura um novo regime de colaboração, que busca concertar a atuação dos entes federados sem ferir-lhes a autonomia, envolvendo primordialmente a decisão política, a ação técnica e atendimento da demanda educacional, visando à melhoria dos indicadores educacionais.

Trata-se de um compromisso fundado em 28 diretrizes e consubstanciado em um plano de metas concretas, efetivas, que compartilha competências políticas, técnicas e financeiras para a execução de programas de manutenção e desenvolvimento da educação básica. A partir da adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, os estados e municípios elaboram seus respectivos Planos de Ações Articuladas. Para auxiliar na elaboração do PAR, o Ministério da Educação criou um novo sistema, o SIMEC - Módulo PAR Plano de Metas -, integrado aos sistemas que já possuía, e que pode ser acessado de qualquer computador conectado à internet, representando uma importante evolução tecnológica, com agilidade e transparência nos processos de elaboração, análise e apresentação de resultados dos PAR.