Salvador

CODESAL ENTREGA LONAS PARA PROTEGER ÁREAS DE RISCO COM AS CHUVAS

vide
| 26/03/2010 às 12:03

Com a aproximação do período de chuvas, os moradores das áreas próximas das encostas devem tomar algumas medidas preventivas com o objetivo de minimizar os acidentes que podem acontecer com o deslizamento de terra. De acordo com a Defesa Civil do Salvador (Codesal), intervenções simples e rápidas podem evitar grandes desastres. Para que estas informações cheguem às residências e pontos de comércio localizados nas áreas de risco geológico consideradas mais críticas da capital, a Codesal está realizando a "Operação Chuva", que tem como objetivo prevenir tais fatores causados principalmente pelas fortes chuvas que costumam cair na cidade nesta época do ano.


Entre as ações o órgão já deu inicio a entrega de lonas pretas para cobrir as áreas de vulnerabilidade. Depois da solicitação, que pode ser feita através do telefone 199 (ligação gratuita) ou pessoalmente na sede da Codesal, localizada na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), os engenheiros vão até o local verificar o espaço questionado. O órgão possui duas equipes exclusivamente responsáveis pelo trabalho.

"Se a área for de risco nossos técnicos fazem a colocação, caso contrário o próprio morador pode fazer o trabalho", explicou o subcordenador para assuntos de Defesa Civil, Osny Bonfim.

De acordo com a Codesal, a qualquer sinal de risco de acidentes o órgão deve ser acionado pelo número 199 a qualquer hora do dia ou da noite, pois o serviço é gratuito e funciona 24 horas. Técnicos vão até o local verificar a situação, fazer a vistoria no imóvel e realizar o monitoramento atuando em parceria com outros órgãos competentes caso seja necessário.


Recomendações - segundo a Codesal a escavação do solo também é condenada, assim como devem ser evitadas as contenções de blocos cerâmicos que absorvem a água. As contenções devem ser feitas com pedras.

Principalmente nas encosta, não se devem plantar árvores de grande porte, pois elas também são possíveis causadoras de deslizamento de terra, porque acumulam água em suas raízes.