Técnicos da Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop) integram as equipes da Operação Chuva 2010 da Prefeitura Municipal do Salvador, e, juntamente com a Defesa Civil (Codesal), vêm desenvolvendo ações preventivas, intensificando a poda de árvores, antes da chegada do período de chuva na cidade. Esse trabalho de manutenção acontece durante todo o ano, independente da estação.
De acordo com o engenheiro-agrônomo Wellison Quadros, o trabalho inicial da Sucop é de identificação das árvores que necessitam de alguma intervenção. O diagnóstico leva em conta fatores como espécie e local da árvore e direção dos ventos. Caso ofereça qualquer risco, com galhos dificultando a visão dos semáforos, presos à fiação elétrica ou com probabilidade de cair, os técnicos fazem a intervenção, após parecer de um engenheiro do órgão.
Caso a população detecte qualquer perigo, uma vistoria pode ser solicitada através da Defesa Civil (telefone 199), que funciona 24 horas, ou em horário comercial, diretamente com a Sucop, no telefone (71) 3172-4310. O serviço de poda é feito durante 24 horas em locais públicos e durante o dia em área particular para a população de baixa renda.