Novos conceitos para o processo de formação da criança, relacionados à leitura, foram discutidos nesta sexta-feira (12) pelo escritor e caricaturista Ziraldo, durante o lançamento do projeto "Planeta Leitura - Ziraldo e Seus Amigos", no Spazzio Eventos. Educadores da rede municipal de ensino lotaram o espaço e tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância da leitura, bem como meios de facilitá-la para as crianças.
No evento, Ziraldo contou um pouco de sua trajetória e enfatizou o valor da leitura, apontando as deficiências apresentadas no ensino fundamental brasileiro. "Muitos adultos não sabem se expressar porque tiveram um ensino de inutilidades. Não é preciso saber todas as regras gramaticais para conseguir fazer uma boa leitura. Para ler, é necessário interesse, e cabe ao educador despertá-lo na criança", disse.
Ziraldo deu dicas de como fazer a criança ter o gosto e prazer pela leitura. "Primeiro os educadores ou pais devem mostrar que também gostam de ler. Em seguida, buscar formas de demonstrar isso. Uma boa dica para os pais é que leiam livros para os filhos antes deles dormirem", aconselhou.
O prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou que "o projeto foi lançado em Feira de Santana para estimular a leitura, oferecendo ao aluno a chance de praticá-la na sua própria casa". Ele fez a entrega oficial de dois kits, que contém 12 livros cada, a duas crianças, enquanto Ziraldo desenhou um dos seus personagens, o "Menino Maluquinho" e deu de presente a um dos professores.
Compareceram também ao evento a primeira dama Graça Pimenta, vice-prefeito Paulo Aquino, secretários de Educação José Raimundo de Azevêdo, de Comunicação Social Edson Borges, de Desenvolvimento Urbano José Pinheiro, de Saúde Rafael Pinto Cordeiro, de Governo Geraldo Sampaio, de Fazenda Wagner Gonçalves, e de Prevenção a Violência Mizael Freitas Santana, além do chefe de Gabinete do Prefeito Milton Brito.
Os livros do projeto "Planeta Leitura - Ziraldo e Seus Amigos" serão distribuídos aos estudantes de 1º, 3º e 5º ano de todas as escolas municipais. Neste sábado (13), às 9 horas, os 750 professores da rede municipal irão participar de oficinas com o objetivo de formar leitores de literatura nas escolas. As oficinas irão acontecer no Colégio Nobre e Escola Castro Alves. Os professores serão divididos em seis grupos, sendo atendidos por três palestrantes que compõem a equipe de Ziraldo.