VIDE
Solenidade da posse de Marcílio Lima no Sindicato Feirantes de Salvador
Foto: Rita Barreto
Tomou posse, na noite desta quarta-feira (10), a nova diretoria do Sindicato do Comércio Varejista de Feirantes e Ambulantes da Cidade de Salvador (Sindifeira). A nova diretoria, eleita para os próximos quatro anos, será presidida por Marcílio Santos, que substitui Joel Anunciação.
A cerimônia de posse contou com a participação de autoridades como o secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, os vereadores Haroldo Lima e Olívia Santana, o presidente de honra da Associação dos Ambulantes da Feira de São Joaquim, Nilton Ávila, dentre outras autoridades.
Durante a posse, o novo presidente do Sindifeira, Marcílio Santos, declarou que tem acompanhado semanalmente o andamento dos trabalhos para a reforma da Feira de São Joaquim, um investimento de R$ 32 milhões, com recursos do Ministério do Turismo e contrapartida do governo do Estado. "Estamos empolgados com o andamento da reforma. O governo respeita o feirante e abriu o espaço para participarmos das discussões sobre a reforma. Queremos que esse poder de negociação seja cada dia mais aberto e participativo", declarou Santos.
A reforma vai permitir a execução de obras de drenagem, instalações hidráulicas e pavimentação. Durante a intervenção, 275 boxes serão restaurados e outros 745 substituídos por novos. As intervenções preveem ainda a redistribuição de galpões e boxes de vendas de peixes, carnes e animais vivos, de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária.
Na solenidade, o secretário Domingos Leonelli disse estar satisfeito com a posse da nova diretoria. "Marcílio é um presidente respaldado pelos feirantes e respeitado pelo governo. Essa posse acontece no momento em que a Feira de São Joaquim se prepara para uma página importante da sua história, um momento onde é fundamental a participação e engajamento dos feirantes", ressaltou Leonelli.
O edital para a licitação das obras da Feira de São Joaquim foi publicado na última semana de fevereiro. A previsão é de que as intervenções sejam iniciadas ainda no primeiro semestre deste ano.
Outros detalhes importantes do projeto são a construção de cobertura em alguns espaços e a integração da feira com a Baía de Todos-os-Santos, através de um espaço que contará com um píer e vista para o mar. "Queremos melhorar as condições da feira para os baianos e atrair uma nova freguesia, os turistas, que poderão ter melhor acesso, principalmente a artigos de artesanato", acrescenta Leonelli.
Maior feira livre do Brasil, o complexo de São Joaquim ocupa uma área de aproximadamente 37 mil metros quadrados e possui mais de 2 mil estabelecimentos. No local, cerca de 3 mil feirantes trabalham diariamente.