Salvador

CEPROM OFERECE 37 CURSOS DIFERENTES PELO MAIS SOCIAL

vide
| 09/03/2010 às 23:23
      Uma palestra sobre Nutrição para a melhor saúde da mulher, além de uma aula de alongamento feminino, marcaram o início das aulas do ano letivo de 2010, do Centro de Profissionalização da Mulher (Ceprom), na segunda-feira (08). O centro, que em 2009 atendeu 1.521 mulheres e de 2005 a 2008 formou 5.516, é um programa do Movimento de Ação e Integração Social (Mais Social) e trabalha exclusivamente com o público feminino, a partir dos 15 anos.

No primeiro dia de aula, as alunas assistiram a uma palestra sobre nutrição, onde foram abordados temas sobre a saúde da mulher e os alimentos que contribuem para melhorar a Tensão Pré Menstrual – TPM e prevenir doenças como a osteoporose, câncer de mama e de colo do útero etc. As palestras foram ministradas por Tatiana Rolando dos Santos, nutricionista do Programa Prato Amigo, também coordenado pelo Mais Social.


 Após a palestra elas participaram de uma aula de alongamento feminino, oferecida pelo soldado Santos, da Polícia Militar. Nesta terça-feira, elas participarão de outra palestra, desta vez sobre Planejamento Familiar, ministrado pela médica Mara Valéria Mendes. O Planejamento Familiar também é um dos 14 programas, coordenado e desenvolvido pelo Mais Social.


           CURSOS

            Administrado e mantido pelo Mais Social, através de um convênio com a Prefeitura do Salvador, o Ceprom oferece 37 diferentes cursos profissionalizantes, nas áreas de informática, artesanato, culinária, moda, beleza, corte e costura. Na primeira etapa de matrículas deste ano, 285 novas alunas se inscreveram. “E já existe um número significativo de mulheres interessadas em se matricular na próxima etapa, que será em abril”, afirma Rita de Cássia Ferreira, coordenadora do Programa Ceprom.


            De acordo com ela, na primeira etapa foram disponibilizados 15 cursos e outros serão oferecidos ao longo do ano. “Nossa preocupação é inserir essas mulheres no mercado de trabalho, além de ampliar os conhecimentos das profissionais que já atuam nas áreas”. Um dos exemplos é o curso de Penteado, que atende as mulheres que já atuam como cabeleireira ou o curso de Confecção de Bolsas e o de Confecção em Malha, que atende aquelas que já atuam na área de corte e costura.

           
O objetivo do Mais Social é desenvolver o sentimento de autoestima nas mulheres, tornando-as um ser útil para o trabalho formal e informal. A coordenadora explica que são muitas as mulheres desempregadas que procuram o Ceprom para aprender uma atividade e exercê-la dentro da sua própria residência ou em visitas domiciliares, a exemplo dos cursos de Manicure, Bolos Decorados, Salgados Finos etc.



            Para isto são oferecidos cursos que atendem a demanda do campo de trabalho e público consumidor, com vistas a incorporar a mulher no mercado de trabalho, além de estimular a produção e a fabricação caseira, tendo em vista contribuir com a renda familiar. O Ceprom também oferece assistência jurídica, acompanhamento psicológico, atendimento médico e odontológico, além de planejamento familiar para suas alunas.