Salvador

PROCURADOR GERAL DE JUSTIÇA RECEBE MEDALHA ZUMBI DOS PALMARES

vide
| 05/03/2010 às 08:23
Procurador Lidivaldo Britto entre ex-presidente Valdenor e Olivia Santana
Foto: ASCOM
 (Por Marivaldo Filho)

Foi muito concorrida a sessão especial realizada na noite de quinta-feira (4), no Plenário Cosme de Farias, que concedeu a Medalha Zumbi dos Palmares para o procurador geral da Justiça do Estado da Bahia, Lidivaldo Britto. A atuação do homenageado na luta contra as desigualdades raciais e pelos direitos dos negros motivaram a vereadora Olívia Santana (PCdoB) e o ex-vereador Valdenor Cardoso a idealizar a solenidade.

A sessão começou em clima musical. Após o promotor Lidivaldo Britto ser conduzido ao plenário, aconteceu a apresentação do Coral "MP EM Canto", regido pela maestrina Natanira Gonçalves.

Em seu discurso, Olívia Santana, enumerou as diversas ações desempenhadas pelo homenageado em prol de uma sociedade mais justa. A instauração de procedimentos investigativos visando à apuração de crimes de racismo, injúria racista e a discriminação religiosa, e a medida cautelar que suspendeu um programa televisivo que atentava contra as religiões de matriz africana foram destacadas pela vereadora.

Depois de receber a Medalha Zumbi dos Palmares de Valdenor Cardoso e Olívia Santana, o condecorado fez uma retrospectiva da sua carreira, lembrou das dificuldades superadas durante toda a sua trajetória e agradeceu aos autores da iniciativa.

"É muito importante a participação de todos os cidadãos para a consolidação de ações afirmativas a favor de uma sociedade com menos desigualdades. Muito obrigado, Olívia e Valdenor. Sinto-me muito honrado com esta homenagem", declarou Lidivaldo Britto.
Logo após a fala do promotor, a sessão foi finalizada com a apresentação da cantora Graça Nacsilê, do Ilê Aiyê.

Além dos autores da proposta e do homenageado, a Mesa foi composta por representantes do Poder Judiciário e membros dos Governos Municipal e Estadual: a vereadora Marta Rodrigues (PT); Nelson Pellegrino, secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; desembargadora Maria José Sales Pereira, 1ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia; coronel Nilton Régis Mascarenhas, comandante geral da Polícia Militar do Estado da Bahia; Pedro Guerra, procurador geral do Município; Antônio Nascimento Filho, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Ba; Márcia Virgens, promotora de justiça; e Diva Santana, presidente do Grupo Tortura Nunca Mais.

Diversos gestores públicos e membros de entidades representativas compareceram à Câmara Municipal para prestigiar a homenagem à Lidivaldo Britto. Entre os vereadores, além dos já citados, marcaram presença: Dr. Pitangueira (PRB), Gilberto José (PDT), Giovanni Barreto (PT), Pedro Godinho e Sandoval Guimarães, ambos do PMDB.

Trajetória

Lidivaldo Raechi Raimundo Britto nasceu em 12/10/1961, graduou-se bacharel em Direito em pela UFBA em 1983.

Tem pós-graduação em Direitos Humanos pela Uneb, em 2000, com a dissertação "O tombamento dos Terreiros de Candomblé e dos Templos Católicos - Uma Análise Quantitativa" e realizou curso de especialização em Direitos Coletivos pela PUC de São Paulo, em 2002, onde apresentou a dissertação "A Constitucionalidade das Políticas Afirmativas em Prol dos Afrodescendentes brasileiros".

É Promotor de Justiça desde 1991 e atua em Salvador desde 1995.
De 1997 a 2006, foi titular da 1ª Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo do Brasil realizando diversas ações em prol de uma sociedade mais igualitária.