Em homenagem às mulheres, a Prefeitura de Lauro de Freitas lança, nesta segunda-feira, 8 de Março, durante as comemorações pelo DIA INTERNACIONAL DA MULHER, a segunda Etapa da Campanha Toque Pela Vida, que vai abordar o combate ao câncer de útero.
O lançamento será feito às 16h, no auditório da Unime (Av. Luis Tarquínio), pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Secretaria Municipal de Saúde.
A primeira etapa da campanha teve como foco o combate ao câncer de mama. Só nos primeiros 15 dias dessa etapa, 600 mulheres fizeram mamografia no Caminhão de Ivete, um veículo equipado com dois mamógrafos, mantido pelo Governo do Estado, Avon, e Hospital de Barretos -SP, com apoio da cantora baiana.
Durante todo o ano a campanha continuou com triagem nos postos de saúde do município, e encaminhamento das pacientes para clínicas conveniadas para a mamografia. Os cinco casos de câncer diagnosticados durante a campanha estão sendo acompanhados pela Secretaria de Saúde do município. Assim como a mamografia, que deve ser realizada anualmente pelas mulheres acima de 45 anos, exame de prevenção ao câncer de útero também deve ser anual.
"Vamos insistir até que essas ações de prevenção se tornem cultura no município. Essa mobilização e participação é uma forma de fazer com que as pessoas despertem para o problema", afirma Luciana Lopes, coordenadora da Campanha pela Secretaria Municipal de Saúde. Um dos focos da campanha é o combate ao HPV, vírus que provoca as formas mais graves do câncer de útero. Segundo Luciana, os médicos dos postos de saúde têm constatado um número muito grande de jovens com o HPV, indicando a necessidade de uma ação específica de prevenção.
Médica e conhecendo como poucos a realidade da população de Lauro de Freitas, a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Mônica Marnet, garantiu todo apoio à campanha. "É uma feliz decisão, a de lançar uma campanha com este alcance no dia da mulher. E cuidar da saúde consta do Plano Nacional de Políticas para Mulheres como importante diretriz".
MULHER NO PODER
Este ano, quando se comemora o centenário do Dia Internacional da Mulher e 76 do voto feminino no Brasil, o tema central dos debates será "Mais mulheres no poder". A partir desse tema, questões como violência, saúde e mecanismos de apoio às mulheres serão debatidos durante todo o mês de março em associações, escolas, postos de saúde e outros espaços. No dia 8 (segunda-feira), além do lançamento da Campanha de Combate ao Câncer de Colo de Útero, será realizada a palestra "Violência contra a mulher - Lei Maria da Penha e Direitos da Mulher, na Unidade de Saúde da Família do Caji, às 10h. No dia 12, sexta-feira, esses mesmos temas serão levados para debate com as mulheres de Portão, no CSU, às 9h.
No dia 26, as homenagens às mulheres do município serão encerradas com uma grande caminhada, que sai às 17h do Parque Santa Rita e vai até o Largo do Caranguejo, em Itinga. No cortejo, grupos culturais, artistas e movimentos de mulheres vão mobilizar a comunidade local para os principais problemas enfrentados pelas mulheres nos dias de hoje. A caminhada será encerrada com show na praça.