Salvador

MISSA PELOS 25 ANOS DO SERVIÇO DE INTEGRAÇÃO PSICOSSOMÁTICA DO HGRS

vide
| 01/03/2010 às 22:26
 Bonecas, bichos de pelúcia, jogos e outros brinquedos utilizados na Sala de Recreação do Serviço de Integração Psicossomática em Pediatria, no 4º andar do Hospital Geral Roberto Santos, dividiram espaço, hoje (segunda, 1), com um altar.

  Para comemorar os 25 anos de criação do setor, foi celebrada uma missa, acompanhada por profissionais do HGRS, por visitantes e por familiares dos pequenos pacientes da Pediatria, muitos deles também presentes à celebração, a exemplo da pequena Maria Eduarda, de quatro anos, internada há uma semana e em recuperação de uma cirurgia.  

  A missa foi conduzida pelo padre José Jorge Brito de Souza, da paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, em Pau da Lima, e membro da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Salvador. Paroquianas dos bairros de Pau da Lima e São Gonçalo do Retiro também compareceram.
 
  Outro aniversário também foi comemorado: o da pediatra Maria Celeste de Sousa Castro, que se encontra na Venezuela e completa, hoje, 54 anos. Ela foi a criadora do Serviço de Integração Psicossomática, fundado em 1 de março de 1985. "Esta é uma sala de convivência e de amor e ela é como um útero neste hospital, pelo acolhimento que promove.

  Alegra-nos saber que dentro de um hospital público há um trabalho como esse, de dedicação e de amor", disse o padre José Jorge.   Ele comparou o Serviço de Integração Psicossomática, que chamou de "sala do amor", à terra prometida, onde corria leite e mel. "Que iniciativas como essa se estendam à toda a rede pública, que em outros hospitais tenha um cantinho para a criança, o homem e a mulher se sentirem amados e acolhidos. Só o espírito de cooperativismo e de solidariedade pode levar o SUS (Sistema Único de Saúde) ao seu propósito de humanizar".  

FORÇA ESPIRITUALIDADE

Destacando a força de espiritualidade existente no Hospital Roberto Santos e a boa vontade do seu diretor Geral, Paulo Barbosa, o padre José Jorge conclamou os profissionais a sempre seguirem o exemplo de amor ao próximo deixado por Madre Teresa de Calcutá, guiando-se pelo tema da Campanha da Fraternidade de 2010: servir ao amor de Deus e não ao dinheiro.

"Não é tudo ideal: quando estamos na Emergência vemos que há muito a fazer, mas a culpa é de um sistema que se arrasta há muitos anos. Peço a Deus que toque no coração de Jorge Solla (secretário da Saúde) e do governador para que não venha só o Hospital do Subúrbio, mas muitos outros hospitais que são necessários", afirmou.   Integração Psicossomática  

O Serviço de Integração Psicossomática em Pediatria foi fundado no Hospital Geral Roberto Santos em 1º de março de 1985. O nome Integração Psicossomática se deve ao fato de ter sido criado por uma médica pediatra, Maria Celeste de Sousa Castro, que desde sua vida acadêmica aprendeu com os pacientes que psique e soma (mente e corpo) devem sempre ser tratados juntos. "Devemos lembrar uma célebre frase que escutamos, enquanto estudantes: não há doenças, há doentes. Assim, não há apenas doenças na infância: há crianças que adoecem. A integração psicossomática reconhece essa interrelação contínua", afirma a médica.