Salvador

PREFEITURA DE FEIRA RECUPERA MAIS SETE UNIDADES ESCOLARES NO MUNICÍPIO

vide
| 20/02/2010 às 21:27

A Prefeitura de Feira de Santana está reformando mais sete unidades escolares. As obras, executadas tanto na sede quando na zona rural, com recursos próprios do Município, foram inspecionadas pelo prefeito Tarcízio Pimenta, na manhã deste sábado (20). Três escolas serão entregues, totalmente reformadas e equipadas, na manhã desta segunda-feira (22).


A inspeção começou pela Escola Municipal Ana Brandoa, no bairro Tomba, onde as obras continuam avançando. O prédio vem recebendo pintura geral, recuperação de portas e janelas, manutenção de instalações elétrica e hidráulica, revisão no telhado e também obras de drenagem para acabar com a minação no pátio interno.


Acompanhado do secretário de Serviços Públicos, Luiz Araújo, o prefeito Tarcízio Pimenta também esteve na Pré-Escola Municipal Professora Alda Marques, no bairro Santa Mônica. Além de pintura geral, a unidade também recebeu uma lousa eletrônica, equipamento que funciona como laboratório virtual, além de dois condensadores de água. Em fase de conclusão, as obras serão concluídas com a pintura de portões e do muro.


Também no bairro Santa Mônica, o Governo Municipal está recuperando a Escla Municipal Maria Antônia da Costa. Carteiras escolares danificadas ao longo do tempo estão sendo substituídas por mobiliário novo, além do prédio passar por reforma geral, com pintura na cor padrão da rede municipal.


As obras também envolvem a Escola Municipal XV de Novembro, na sede do distrito de Jaíba, que será reinaugurada pelo prefeito Tarcízio Pimenta na manhã desta segunda-feira. A unidade escolar da zona rural ganhou laboratório de informática com nove computadores, novo mobiliário escolar, três condensadores de água e quadros brancos em substituição aos antigos quadros de giz.


Já na região do Aeroporto Governador João Durval Carneiro, a Escola Municipal Antônio Bispo de Araújo está sendo totalmente reconstruída. Telhado e algumas paredes foram colocadas à baixo, as dependências foram reestruturadas e também construídas novas salas de aula. O prédio está em ponto de madeira enquanto as obras em alvenaria continuam avançando.


No bairro Novo Horizonte, a Escola Municipal Otaviano Ferreira Campos está com as obras em fase de acabamento. A diretora Jucélia Almeida de Jesus observa que o alunado vai encontrar praticamente uma escola nova quando retornarem às aulas na próxima semana. A reinauguração será realizada também na segunda-feira pela manhã, com novo mobiliário escolar, lousa eletrônica, condensadores de água e recuperação geral do prédio. "A escola está encantadora", afirmou o estudante Ernanes da Conceição, 2º ano, surpreso com as mudanças ao observar as melhorias do prédio escolar.


Na rua Parque Antártica, no bairro Parque Ipê, a Escola Municipal João Serafim de Lima teve as obras de reforma geral iniciadas neste sábado. O início imediato do serviço foi determinado pelo prefeito Tarcízio Pimenta ao observar a necessidade de melhorias para atender à comunidade escolar. Além de condensadores de água, lousa eletrônica e reforma geral, o prédio escolar também vai receber equipamentos de proteção, como câmeras de monitoramento, cerca elétrica e vigilantes, em função de constantes arrombamentos.


Estrada do Jacú encascalhada


A estrada do povoado de JacÚ, no distrito de Matinha, que liga Feira de Santana aos municípios de Coração de Maria e Santanópolis, está sendo encascalhada pelo Governo Municipal. A manutenção visa facilitar o tráfego de veículos e garantir melhor escoamento das produções do homem do campo.


As melhorias foram inspecionadas pelo prefeito Tarcízio Pimenta, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, no início da tarde deste sábado (20). Além do encascalhamento de toda a estrada, a Prefeitura também está analisando a possibilidade de recuperação da ponte sobre o rio Pojuca, e marca os limites entre Feira de Santana e Coração de Maria.


O serviço está sendo executado por funcionários e equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Faz parte da programação de manutenção periódica das estradas vicinais de acesso à zona rural, contemplando todos os oito distritos feirenses.