Salvador

SESI, PREFEITURA E BRESPEL INSTALAM INDUSTRIA CONHECIMENTO ALAGOINHAS

vide
| 09/02/2010 às 11:28
 O ato solene de assinatura do convênio entre o SESI, a Prefeitura de Alagoinhas e a Companhia Industrial Brasil Espanha - BRESPEL, para a instalação de uma unidade da Indústria do Conhecimento no município, será realizado na quarta-feira, 10, na sede da BR0ESPEL. A Indústria terá recursos tecnológicos de ponta e a solenidade contará com a presença dos representantes das entidades parceiras, autoridades locais e comunidade.

        
A parceria foi firmada no dia 20 de janeiro, no gabinete do Prefeito Paulo Cezar. O centro educacional será construído no Bairro de Santa Terezinha, em terreno doado pela Prefeitura. A escolha do Prefeito Paulo Cezar deveu-se a ser esse um dos bairros mais populosos e carentes da cidade, além de ter em seu entorno, muitas escolas, sobretudo da rede pública, a exemplo da Creche Escola Iraci Lima Fontes, reformada e ampliada recentemente pela Prefeitura através da Secretaria de Educação - SEDUC.


         A partir dessa assinatura, o SESI dará início ao processo burocrático de licitação da obra e até o final do ano, a comunidade de Santa Terezinha e as demais comunidades locais terão acesso a essa importante unidade de tecnologia que promoverá um novo caminho para o conhecimento.


          PROJETO

         "A idéia é que a indústria se instale e possa atender a comunidade de modo geral, independente da faixa etária, desenvolvendo projetos junto às unidades escolares daquela localidade. As escolas terão a oportunidade de fazer pesquisas, de buscar acessar outras fontes de conhecimento, pra que seja potencializada o uso dessa unidade", explicou a Secretária Municipal de Educação, Ana Sueli.

   
      Segundo a secretária, a SEDUC cederá monitores para diferentes áreas da Indústria do Conhecimento, que terá biblioteca, DVDteca, CDteca, gibiteca e Internet, dentre outros recursos. "A finalidade é oferecer às populações de menor renda a oportunidade de acesso ao conhecimento através de uma unidade dotada de instrumentos de inclusão social", diz o Superintendente do SESI, Manuelito Souza.

    
     O Superintendente ressalta que o investimento inicial do empreendimento será de R$ 300 mil e garante que todo o equipamento será entregue pronto à população até o final de 2010. Após a implantação do centro em Alagoinhas, a BRESPEL cuidará de toda a manutenção do espaço.


         "Esse é um projeto que interessa a comunidade, interessa ao SESI, que cumpre a sua função social, interessa à Secretaria Municipal de Educação, que ajuda no acesso a esse conhecimento e interessa à indústria parceira, que faz com que a população de Alagoinhas reconheça o papel de responsabilidade social que a BRESPEL desenvolve num projeto dessa natureza", ressaltou Ana Sueli.