A Lavagem de Itapuã será realizada nesta quinta (4) e terá uma estrutura montada pela Prefeitura de Salvador. Também denominada Lavagem da Paz de Itapuã, tem como característica a participação das famílias do bairro e dos turistas.
Os usuários do Sistema de Transporte de Salvador que participarão da festa vão ser beneficiados com um esquema montado pela Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador). Algumas linhas deverão prolongar o atendimento da frota máxima de dias úteis, até às 3h do dia seguinte.
Para garantir a iluminação na região da Lavagem, foram distribuídos 2.600m de gambiarra e 12 projetores de 1000 watts de potência, onde 167 ambulantes cadastrados, 51 barracas e oito quermesses estarão espalhados pelo bairro para proporcionar boa alimentação e bebida dos foliões. A segurança também será reforçada com 1450 homens da Cavalaria e Polícia Especial.
Na Rua Orlando Ramos quatro ônibus do SAMU estarão disponíveis para atendimento de emergência e o Pronto Atendimento de Urgência Hélio Machado ficará 24h à disposição dos foliões. Duas ambulâncias também farão a cobertura da área para garantir agilidade nos casos mais graves, que necessitem de transferência.
A Limpurb esquematizou a limpeza da área a partir de uma hora da manhã e durante
todo o dia do festejo.A Lavagem de Itapoã contará também com 46 sanitários químicos, sendo 16 masculinos e 30 femininos e uma equipe de 170 agentes da Limpurb.
Durante a madrugada do dia 4, o Bando Anunciador tocará pelas ruas do bairro, convidando os moradores para a festa. As 6h, com queima de fogos é feita a lavagem do adro da Igreja, quando é servido o café de Dona Nissu - com bolos e mingau. A partir das dez horas, começa a saída do cortejo com as baianas, cavaleiros, pescadores que abrem a festa e puxam os blocos de chão e arrastões.
Os jornalistas participam da festa pelo 16 anos com o bloco A Lenda do Pássaro do Abaeté Numa Manhã de Muito Sol - que este ano presta homenagem ao artista plástico e gravador Calasans Neto. O Pássaro desfila às 11h, saindo do Estacionamento de Piatã, próximo ao Santíssima Bahia, até o Língua de Prata (em frente à Igreja de Itapuã).
O Pássaro do Abaeté é organizado pela jornalista Helo Sampaio e pela atriz Gessy Gesse, e conta com o apoio da Bahiatursa, Saltur, ABAV-BA, Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC, Hotel Catussaba, Disbrarroz e Língua de Prata.
Completando 104 anos, a Lavagem de Itapuã é dedicada a Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, é a festa que abre os festejos do Carnaval, acontecendo sempre na quinta-feira da semana anterior ao Momo. A festa representa o agradecimento dos pescadores pelas vitórias conseguidas e o pedido de proteção para o novo ano.