Salvador

PREFEITO DE FEIRA DE SANTANA DIZ QUE BAHIA VIVE EPIDEMIA DE VIOLÊNCIA

vide
| 28/01/2010 às 04:09
Prefeito de Feira, Tarcízio Pimenta, falando durante a conferência municipal
Foto: Bernardo Bezerra
Oportunidade de trazer sugestões e colocá-las em prática, e de eleger 40 delegados que irão participar da Conferência estadual. É desta forma que o prefeito Tarcízio Pimenta define a 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil, que aconteceu esta semana no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.


O evento tem como tema "A Defesa Civil na Prevenção e Assistência Humanitária" e está sendo organizada pela Secretaria de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos e pela Defesa Civil de Feira de Santana.


De acordo com o prefeito Tarcízio Pimenta, a Conferência visa um posicionamento diante da segurança pública. "Nada mais hoje nos traz tanto pavor e tanto medo do que a segurança porque estamos vivendo uma epidemia de violência. A gente se preocupa tanto com dengue, gripe A e meningite, mas esta epidemia é grave, e a gente precisa ofertar tratamento para ela. Qualquer um de vocês pode ser um agente de segurança. Não precisa ser um policial, usar farda nem ter arma. Só precisa ter boa vontade", ressalta.


Quanto às ações desenvolvidas pela Prefeitura Municipal, o prefeito informou que levou um relatório para o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, em Brasília-DF, sobre Feira de Santana e relatou que o município, por ser entroncamento rodoviário, favorece a criminalidade, principalmente o tráfico de drogas.


"O gestor federativo do Pronasci, Dr. Juarez, me convidou para eu falar em nome dos prefeitos do Brasil que lá estavam e eu disse para eles o que se passava aqui na Bahia", afirmou o prefeito, acrescentando que "levei o sentimento da imprensa e noticiei o que a mesma falava da minha visita".


Segundo o secretário de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas de Santana, a equipe está engajada e buscando organizar cada área que beneficiará a segurança do cidadão feirense. "Esta Conferência é o momento que todos vocês tem oportunidade de participar ativamente sugerindo, indicando e fazendo parte dessas discussões", disse.


Também estiveram presentes na solenidade de abertura, secretários de Educação José Raimundo de Azevêdo, de Cultura, Esporte e Lazer Alcione Cedraz, de Desenvolvimento Social Mauricio Carvalho, e representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e do 35º Batalhão de Infantaria.


Também marcararam presença: deputado federal Jairo Carneiro, deputado estadual Fernando Torres, vereadores José Sebastião de Souza e Otávio Joel de Araújo, presidente da Associação da Guarda Municipal Marcos Vinicius Alves e coordenador geral da conferência, Jorge Antonio Prudente.