O programa de Internet gratuita Feira Cidade Digital será expandido para todos os bairros e a zona rural de Feira de Santana a partir de fevereiro. O Governo Municipal está adquirindo 158 rádios transmissores e mais 158 antenas para serem distribuídos em pontos estratégicos visando proporcionar total cobertura do território municipal.
A pretensão da Prefeitura é de disponibilizar a Internet gratuita, através de programa de inclusão digital voltado principalmente para as classes C e D, ainda este ano. O mesmo prazo para conclusão do programa Saúde Digital, instalando o sistema informatizado em rede em todas as unidades de saúde da rede municipal.
O Feira Cidade Digital já está em funcionamento no bairro Rua Nova, conjuntos Jomafa, Feira V, Feira VI, Feira X, parte do Mochila, Praça de Alimentação Gilson Pereira, praça do conjunto Luiz Eduardo Magalhães e Parque da Lagoa. A Praça de Alimentação Professor Acioli Araújo, em frente ao Colégio Estadual, também já conta com Internet gratuita.
O sistema também já está funcionando no Centro Municipal de Regulação, na Unidade Básica de Saúde Heraldo Monteiro de Oliveira, na Policlínica João Durval, na Policlínica Osvaldo Monteiro Pirajá, na Policlínica do Feira X, na Policlínica do George Américo, na Unidade Básica de Saúde do Cassa, nas unidades I e II do Programa de Saúde da Família do conjunto Fraternidade e nas Unidades Básicas de Saúde do Jardim Cruzeiro e do Parque Ipê, todas interligadas on line.
O presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Costa e coordenador do programa de Internet gratuita, César Orrico, explica que a partir de fevereiro o Governo Municipal vai acelerar todo o processo de instalação da internet na cidade. "O primeiro bairro nesta nova etapa será o Tomba, devido ao porte e estrutura de uma cidade. Também estaremos iniciando a montagem de uma torre de 8 metros no morro do distrito de Maria Quitéria, que transmitirá o sinal para todos os oito distritos feirenses", ressaltou.
Os rádios e antenas foram adquiridos da Alvarion, empresa de Israel e que lidera o mercado mundial destes equipamentos. "Estamos adquirindo as mesmas antenas que hoje são utilizadas na Casa Branca e no Captólio. Esta empresa já atua em 150 países e possui mais de 2 milhões de rádios instalados em todo o mundo", destacou César Orrico.
Atividades esportivas
no Parque da Cidade
O Parque da Cidade Frei José Monteiro Filho funciona neste domingo (24) com uma vasta programação esportiva e cultural. O projeto "Verão no Parque da Cidade" é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através das Secretarias de Agricultura e Cultura, Esporte e Lazer.
Para este domingo estão programados jogos de tênis, futebol e futsal, handebol, caminhada ecológica e atividades culturais promovidas pela Fundação Aprisco, a exemplo de voz e violão, apresentação do grupo infantil de percussão Barulho e Vida, e do Núcleo de Teatro.
O acesso ao Parque da Cidade também foi facilitado. Uma linha de ônibus exclusiva vai fazer o percurso entre a Prefeitura e o Parque, a partir das 8 horas, com saída da avenida Getúlio Vargas.
A programação vai se estender por todo mês de janeiro e início de fevereiro. Nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, o Parque da Cidade volta a sediar o projeto esportiva, com várias atividades esportivas, acrescentados a elas, vôlei de areia, jogos de xadrez, dominó, dama e baralho, com coordenação do professor Jaime Stone.
Segundo o secretário de Agricultura, Ozeny Moraes, o Parque da Cidade é uma excelente opção de lazer para o público feirense. "Além de muita área verde, quem visita o Parque nesse período pode participar de várias modalidades esportivas", ressalta.