Salvador

MUTIRÃO CONTRA DENGUE EM ITABUNA PODE LIVRAR A CIDADE DO MOSQUITO

vide
| 18/01/2010 às 17:27
Centenas de voluntários foram as ruas de Itabuna no último final de semana
Foto: Vinicius Borges
 (Por Kleber Torres)

  O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, comemorou com assessores os resultados do mutirão realizado no sábado (16), nos bairros Santo Antônio, Mangabinha, Novo Horizonte, Corbiniano Freire  e Zildolândia, como parte do Programa Emergencial de Combate à Dengue, em que foram visitadas 11,5 mil residências e sorteadas 100 cestas básicas para domicílios sem focos do mosquito Aedes aegypti.

 O trabalho, que mobilizou 1,5 mil agentes de endemias e voluntários, teve caráter educativo, com a distribuição de folhetos e cartilhas para a população, além da coleta de entulho e lixo, com apoio de dois veículos da empresa Marquise e do 4º Grupamento dos Bombeiros.


  Azevedo destacou o empenho dos participantes do mutirão. "Um trabalho integrado entre as diversas secretarias e que vai resultar em benefícios para a população. Aqui, o servidor dá uma resposta e um primeiro passo através da mobilização dos órgãos do governo municipal, mostrando a sua presença efetiva nos bairros", avaliou.


  O governo pretende ampliar a mobilização, por meio de parcerias com a sociedade civil organizada, que pode se engajar no processo. Neste primeiro mutirão, foram identificados diversos criadouros do Aedes aegypti, como os existentes em um terreno baldio na Mangabinha, local onde havia cerca de 20 focos do mosquito em copos e vasos plásticos jogados na área por pessoas da comunidade.


  Para Azevedo, o mutirão é importante e a conscientização é o caminho a ser seguido por todos os que desejam ver Itabuna livre da dengue. Quem também avaliou positivamente o trabalho foi o vice-prefeito e secretário da Saúde, Antônio Vieira.  "Apelamos também para a importância da participação e engajamento da população no processo, porque o combate à dengue exige atenção de todos e um esforço permanente", complementou.


  Citando particularmente a ação dos agentes de endemias, Vieira destacou a importância do trabalho educativo, que superou as expectativas e teve ampla aceitação da comunidade na maioria dos 11,5 mil imóveis visitados, em áreas densamente povoadas e consideradas de alta incidência do mosquito Aedes aegypti.


  A gerente da Marquise, Glayciane Lima informou que a empresa mobilizou dois compactadores, além de mais de 20 trabalhadores que atuaram na coleta de material, bem como na varrição das ruas. Ela lamentou que áreas como a do canal do bairro Santo Antonio, por exemplo, sejam utilizadas como depósito de lixo e entulho por algumas pessoas.


 No próximo sábado (23), as ações do Programa Emergencial de Combate à Dengue serão espalhadas por diversos bairros da cidade. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o trabalho de conscientização será realizado nos bairros Novo São Caetano, Novo Fonseca, Fonseca, Maria Pinheiro, Daniel Gomes, Zizo, São Pedro, Góes Calmon, Jardim Vitória, Banco Raso e São Judas Tadeu. 

 

S