O governo da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), em parceria com o governo federal, está ampliando o número de unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em todo Estado. Em 2010 serão instalados 89 novos Cras, contemplando 69 municípios. Estima-se que mais de 315 mil famílias serão beneficiadas com as novas unidades.
Com a implantação desses centros, a Bahia passará a contar com 512 unidades presentes em 356 municípios. Com isso, mais de 85% dos municípios baianos passam a contar com mais essa ação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e da Sedes.
Os investimentos mensais para custear essas novas unidades são de R$ 1,5 milhão oriundos do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) e de R$ 335 mil do Fundo Estadual (FEAS). Esses valores serão repassados aos Fundos Municipais (FMAS), mas para isso, as prefeituras precisam criar conselho, fundo e plano de assistência social e prestar contas aos governos estadual e federal.
Em 2009, os 423 Cras existentes em 340 municípios atenderam a 1,5 milhão de famílias. Dos 69 municípios contemplados com as novas unidades, 16 ainda não contavam com esse serviço. Agora as comunidades de todos eles - Belmonte, Belo Campo, Caldeirão Grande, Castro Alves, Cícero Dantas, Guanambi, Inhambupe, Ipupiara, Jacaraci, Martina, Mortugaba, Olindina, Presidente Jânio Quadros, Rio Real, Umburanas e Várzea do Poço -, poderão ser assistidas pelos Centros de Referência.
Em Salvador o número de Cras será dobrado, passando de 17 para 35, já Vitória da Conquista e Feira de Santana ganharão este ano mais duas novas unidades para desafogar o atendimento em outras unidades dos municípios.
Sobre os Cras - Os Centros de Referência de Assistência Social, conhecidos como "casas da família", são unidades públicas da política de assistência social. Estão localizados em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, oferecendo serviços e programas socioassistenciais da proteção social básica e articulando ações no seu território de abrangência.