Uma programação diversificada está incrementando as noites dos itabunenses nesse período natalino. Trata-se do Projeto Natal de Todos, promovido pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), iniciado no dia 12 de dezembro e que se estende até esta quarta-feira (23), sempre na Praça Otávio Mangabeira (Camacã).
Em clima de Natal, o espaço público está todo decorado com um belíssimo presépio, além de três árvores de Natal confeccionadas com garrafas pet que foram coletadas durante uma gincana nas escolas da rede municipal de ensino. Há ainda um palco, onde artistas locais oferecem ao público teatro e muita música, inclusive com concurso de corais que conta com a participação de sete grupos de Itabuna.
Para o presidente da Ficc, Cyro de Mattos, o projeto busca preservar o verdadeiro espírito de Natal entre os itabunenses. "Estamos oferecendo para a população uma programação cultural que propicia entretenimento e lazer, e incentiva as pessoas a utilizar da melhor maneira possível o espaço público", afirma Cyro.
FUNDAÇÃO MARIMBETA
Apresentação de coral, mensagens natalinas, recital de música e a entrega de 45 certificados da oficina de informática básica dos alunos marcaram o encerramento das atividades do Sítio II da Fundação Marimbeta. A festa de confraternização, que foi realizada recentemente, mobilizou os 200 alunos e suas famílias, além de toda a equipe de profissionais da unidade.
No evento, os jovens participantes das oficinas de música realizaram apresentação de teclado e também um show do Coral, que entoou músicas natalinas, demonstrando o aprendizado adquirido durante o período letivo de 2009. O ponto alto do encontro foi a entrega dos certificados em introdução no curso de processamento de dados (IPD), noções de sistema operacional e Office XP: Word, Excel e Power Point. No Sítio do bairro Fonseca, ainda são oferecidas oficinas de artesanato, dança, esporte e karatê.
Ao longo do mês de dezembro, os diversos Sítios de Integração da Criança e do Adolescente encerram as aulas, com atividades que envolveram crianças, adolescentes e familiares em atividades lúdicas. O presidente da Fundação Marimbeta, Geraldo Pedrassoli, afirma que o objetivo das comemorações é proporcionar mais um momento de integração com a comunidade nas quais os sítios estão inseridos.
Ele ainda destaca as obras na infraestrutura das unidades, para melhor oferecer os serviços à população, além da admissão dos concursados para compor o quadro funcional da Marimbeta. "Todas as unidades receberam pintura e reparos em telhados, rede elétrica, limpeza, roçagem, revisão de equipamentos como os utilizados na padaria da Fundação e construções, entre elas, a cozinha do Sítio do Antique. São ações através das quais buscamos melhorar nosso serviço somando a isso tudo o trabalho dos nossos profissionais", pontuou Pedrassoli.