Salvador

URSO DE ÓCULOS VIAJA DE SALVADOR PARA O RIO COM OBJETIVO DE NAMORAR

Veja
| 15/12/2009 às 10:52
O urso-de-óculos viajou de Salvador para o Rio para acasalar com uma fêmea da mesma espécie
Foto: Fundação Rio Zoo

O amor está no ar no Zoológico do Rio, onde um urso-de-óculos viajou mais de 1.600 quilômetros para fazer par com uma ursa da mesma espécie. Aos 16 anos, ela teve seu primeiro namorado "importado" do Zoo de Salvador.


A missão do casal é acasalar e ter filhotes, já que, segundo o Zoo do Rio, esta é a única espécie de urso da América do Sul e está ameaçada de extinção.

O macho chegou ao Rio no início de novembro e permaneceu até agora em quarentena. Após avaliações médicas e um processo de adaptação, ele já começa a ter uma maior aproximação com sua nova companheira.


Segundo o Zoo do Rio, os animais ficarão em exposição ao público em um ambiente climatizado, com piscina e chuveiro. Para suportar o verão carioca, a alimentação também receberá cuidado especial, com cardápio que inclui sorvete e comida servida em cubos de gelo. Ambos os ursos não têm nomes e a população poderá dar sugestões pela página da Fundação RioZoo (@riozoo) no Twitter.

O urso não é o primeiro a atravessar o país em busca de um amor animal. Em março de 2008, a girafa Zagallo, então com 10 anos de idade e 5,10 metros de altura, recebeu tratamento VIP para viajar de São Paulo até o Rio, com direito a contêiner acolchoado e munido com 50 kg de comida.

Tudo isso para fazer companhia à girafa Beija-Céu, de 3,8 metros e quatro anos mais velha. Até agora, no entanto, os dois ainda não acasalaram e tiveram filhotes. No Zoo, corre o boato de que a culpa é de Beija-Céu, que está se fazendo de difícil. Aos veterinários, resta esperar.