Salvador

PREFEITURA RECUPERA RUAS DA ORAÇÃO E TRÊS DE MAIO NO CENTRO HISTÓRICO

vide
| 15/12/2009 às 21:04
A Rua da Oração está sendo calçada pela Prefeitura do Salvador
Foto: Valdir Argolo

   As ruas da Oração e Três de Maio, localizadas próximas ao Terreiro de Jesus, no Pelourinho, estão em obras e até o final de janeiro, quando ficam prontas, os motoristas já poderão circular livremente por elas. As duas vias serão urbanizadas, com a recuperação da rede de drenagem e das calçadas, iluminação mais moderna e pavimentação com paralelepípedo, respeitando o padrão arquitetônico do Centro Histórico.
 
A Ordem de Serviço foi assinada hoje à tarde (15) pelo prefeito João Henrique, pelo vice-prefeito Edvaldo Brito e pelo coordenador da Subprefeitura do Pelourinho, José Augusto Leal. 


Com recursos da Prefeitura, a recuperação das ruas da Oração e Três de Maio faz parte do programa municipal de revitalização do Pelourinho, iniciado em meados do ano, por decisão do prefeito João Henrique, sob a coordenação do vice-prefeito Edvaldo Brito. "A recuperação de ruas e casarões antigos mexe com a autoestima dos soteropolitanos e nos possibilita receber melhor os baianos e os turistas", afirmou João Henrique, durante a solenidade, que contou com a presença dos secretários Fábio Motta, da Sesp, Carlos Soares, da Secult, do superintendente da Sucop, Luciano Valladares, e assessores.


RUAS

Serão recuperados 640 metros quadrados da Rua Três de Maio e 270 metros quadrados da Rua da Oração. Ambas vinham passando por um processo de degradação. Como estavam interditadas por conta dos buracos, o local vinha sendo usado como ponto de consumo e venda de drogas. Com a reforma, as vias terão circulação de veículos e possibilitarão a mobilidade das equipes de segurança das polícias militar e civil.  As obras serão realizadas por meio de convênio entre a Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop) e a Fundação Mário Leal Ferreira.
 

  Além da recuperação de sua parte física, como melhorias de ruas, iluminação, intensificação da coleta de lixo e limpeza de monumentos, o Pelourinho também ganhou ações de âmbito social. 

 Através do projeto Salvador Cidadania, a Setad vem promovendo a reintegração social dos cidadãos em situação de rua, possibilitando o retorno para seus locais de origem, regulamentação da situação cívica, auxílio moradia e até capacitação para o mercado de trabalho. O trabalho é feito por meio de uma equipe multiprofissional que faz a abordagem junto aos moradores de rua, verificando suas carências e necessidades, e encaminhando-os para os órgãos competentes.