O vice-prefeito Edvaldo Brito visitou nesta segunda-feira, 14, as instalações do terreiro de candomblé Ilê Axé Opô Afonjá, em São Gonçalo do Retiro, sendo recebido pela ialorixá Mãe Stella de Oxóssi e pelo presidente da Sociedade Cruz Santa do Axé Opô Afonjá José de Ribamar Daniel.
A visita do vice-prefeito foi em solidariedade, depois dos atos de vandalismo que o terreiro sofreu na madrugada do último dia 30, quando a casa de Oxalá foi completamente destruída por marginais. Edvaldo Brito percorreu toda a área do terreiro, tomando conhecimento dos pontos críticos que necessitam de reformas.
Faziam parte da comitiva o presidente da Desal Euvaldo Jorge, o superintendente da Sucop Luciano Valladares e o coordenador de iluminação pública da Sesp Raimundo Dias da Silva, entre outros gestores municipais.
A prefeitura vai realizar melhorias que incluem reforço de iluminação nos locais de circulação pública e execução de projeto paisagístico para a área externa do terreiro. Numa praça será colocado um busto de Mãe Aninha, a fundadora do Ilê Axé Opô Afonjá, que no próximo ano vai comemorar um século instalado no bairro de São Gonçalo do Retiro.
A ialorixá Mãe Stella de Oxossi ficou sensibilizada com a visita do vice-prefeito: "Nós sempre contamos com a ajuda do poder público, e mais uma vez a prefeitura se manifesta dando apoio. Eu peço aos orixás que protejam o professor Edvaldo Brito e que ele seja bem sucedido na carreira política, cada vez mais, já que na profissional é o sucesso que todos conhecem". O presidente da Sociedade Cruz Santa do Axé Opô Afonjá, José de Ribamar Daniel, agradeceu em nome da comunidade o empenho e a colaboração da prefeitura na recuperação do terreiro.