As experiências pedagógicas desenvolvidas pela secretaria de educação de Itajuípe foram apresentadas no Clube Kamuá no evento "Prêmio Professor Cidadão Itajuipense 2009". O projeto lançado em 30 de abril teve como objetivo identificar experiências pedagógicas exitosas. Itajuípe é considerado referência em projetos educacionais pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc)
Para participar cada educador tinha que enviar apenas um trabalho à secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, no prazo determinado. Foram selecionados vários trabalhos levados as salas de aulas pelos educadores itajuipenses. . O "Prêmio Professor Cidadão Itajuipense 2009", foi dividido em quatro categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos.
Um corpo de jurados sem vínculos com a rede Municipal de Ensino avaliou os melhores projetos. Centenas de educadores e pessoas da comunidade participaram da apresentação.
"O Prêmio Professor Cidadão Itajuipense 2009, foi criado na perspectiva e relevância do papel do professor como protagonista no processo de mudança social, para incentivar a ação do professor em torno do objetivo maior, que é uma educação comprometida com a qualidade social", afirmou a secretaria de educação do município professora Márcia Lima.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Um dos projetos premiados foi o da professora Maria Conceição Oliveira Lima do Colégio Diógenes Vinhaes, com o tema: "Educação Ambiental: Desenvolvendo Ato de Cidadania", cujo objetivo foi a conscientização dos alunos e da comunidade local, para a necessidade de proteção do meio ambiente e aos recursos hídricos.
"Nosso objetivo foi sanar a falta de informação sobre as principais causas da destruição e de degradação do meio ambiente", disse a educadora. O projeto foi desenvolvido por meio de ações educativas junto dos alunos da 5ª e 6ª séries do ensino fundamental.
A expectativa da Secretaria de Educação de Itajuípe é que o prêmio possa se constituir em um espaço de promoção de práticas pedagógicas exitosas, contribuindo de forma decisiva com a qualidade da aprendizagem dos alunos e alunas da Rede Municipal de Ensino. Para participar cada educador tinha que enviar apenas um trabalho à secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, no prazo determinado
Segundo a Secretária Municipal de Educação, Márcia Lima: "Num espaço tão singular e, paradoxalmente plural, denominado Sala de Aula é o lugar, onde muitas vezes, acontecem experiências pedagógicas bem-sucedidas, que precisam extrapolar os limites geográficos da escola e servir de incentivo e parâmetro para que outras experiências ganhem vida no cenário da educação municipal. Assim, premiar o trabalho do professor representa, ao lado de outras iniciativas, situá-lo como um dos principais atores do sucesso escolar", ressaltou ela.
EMANCIPAÇÃO
Para celebrar seus 57 anos de emancipação política de Itajuípe o governo municipal preparou uma série de atividades especiais. A data oficial foi no sábado (12), mas, um dia antes, a Prefeitura realizou a 2ª Feira Municipal de Saúde", na Praça Régis Pacheco. Para esta edição, foi escolhido o tema "Construindo Competências e Ações de Promoção à Saúde".
No sábado, as atividades começaram logo cedo. Às 5 horas, uma alvorada festiva de fogos despertará a cidade para comemorar a data especial. Em seguida foi celebrada missa solene, na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, seguida, às 9 horas, do hasteamento da bandeira, no Paço Municipal.
O momento cívico contou com a participação da Banda da Polícia Militar e da Fanfarra Municipal de Itajuípe (Famuita).
Ainda no Paço Municipal, às 9h30min, houve apresentações de corais da cidade.