A marca escolhida destaca as belezas naturais e aspectos urbanísticos de Itabuna. Na base, a representação da cultura do cacau, que na arte é formado por ondas que se confundem com a imagem do Rio Cachoeira. Na parte superior, o crescimento urbano, misturado ao verde das matas que ainda marcam a paisagem da zona rural.
O prefeito destacou o concurso como uma oportunidade para valorizar a cultura e ressaltou seu compromisso com o fortalecimento do setor. "Já estive no Ministério da Cultura apresentando projetos para angariar recursos, mas observamos que há pouca atenção para essa área na esfera federal. Nossa maior aposta ainda é na criatividade para buscar alternativas que promovam a cultura e incentivem a população", disse Azevedo.
Observando que a marca será registrada como documento oficial do município, o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), Cyro de Mattos, ressaltou a importância de envolver a população através de um "meio democrático" - concurso - para a escolha da marca que transmitirá uma imagem da cidade no Centenário. "Itabuna é uma cidade consolidada que tem condições de exportar cultura e isso nós pudemos constatar na qualidade das marcas concorrentes, que foram analisadas por uma comissão julgadora da maior competência", afirmou.
Para o vencedor Ricardo Furtado Santana, é uma satisfação ter o seu trabalho fazendo parte de um momento histórico da cidade. "É uma alegria muito grande ter a minha marca escolhida para representar uma data tão importante para Itabuna", enfatizou Ricardo Santana, que atua como designer publicitário.